Esse é o pior horário para tomar banho: faz a conta de energia ficar mais cara

Hábito rotineiro é responsável por elevar as contas por uma razão específica

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Pessoa tomando banho - Jeito errado de tomar banho conta de energia
(Foto: Ilustração/Pexels/Karolina Grabowska)

Pode até parecer inofensivo, mas o horário escolhido por você para tomar banho pode estar impactando diretamente nas suas despesas e, consequentemente, fazendo a sua conta de energia ficar mais cara.

O hábito rotineiro é responsável por elevar as contas por uma razão específica: o chuveiro elétrico. Leia até o final e entenda a ligação entre esses dois fatores.

Esse é o pior horário para tomar banho: faz a conta de energia ficar mais cara

Se por acaso você tem notado que a sua despesa de energia tem chegado com um preço mais ‘salgado’ que o normal, saiba que a tarifa pode estar relacionada a algo bem atípico: o horário escolhido para tomar banho. 

Isso porque o chuveiro elétrico, assim como o ferro de passar, é considerado um dos principais vilões na hora do pagamento de energia, uma vez que ele faz parte da lista de  aparelhos que mais consomem energia. 

Diante disso, a Secretaria do Estado de Estado de Fazenda (Sefaz) emitiu um comunicado orientando os consumidores para evitar maiores despesas relacionadas à tomada de banho. 

De acordo com a Sefaz, uma das principais recomendações, é evitar tomar banho quente em horários de maior consumo, que são considerados de pico, que varia entre às 18h e às 19h30 min. No horário de verão, o pico costuma ser entre 19h e 20h30. 

Durante o banho, tente limitar o período em até cinco minutos e feche a torneira enquanto se ensaboa. A mesma coisa é válida para quando estiver escovando os dentes.

A secretaria também recomenda que, para economizar na conta de energia, os consumidores corrijam prováveis vazamentos de água para ajudar a economizar no consumo de água. 

Para isso, basta desligar todas as torneiras e aparelhos que utilizem água e anotar o número indicado no hidrômetro após algumas horas. Caso não haja nenhuma alteração e o círculo continuar girando, isso indica que há vazamentos.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.