Eletrônicos que jamais devem ser conectados ao cabo de extensão (para sua segurança)
É importante usá-las com cautela e seguir as instruções de segurança para evitar que sua casa e seu sistema elétrico entrem em pane geral
Esses eletrônicos são uma mão na roda quando se precisa conectar mais aparelhos, além de ser um objeto muito importante de se ter em casa.
Assim, as extensões elétricas são úteis em situações onde há uma necessidade temporária de energia em locais distantes da fonte principal, facilitando a conexão de vários aparelhos.
No entanto, é importante usá-las com cautela e seguir as instruções de segurança para evitar que sua casa e seu sistema elétrico entrem em pane geral.
Eletrônicos que jamais devem ser conectados ao cabo de extensão (para sua segurança)
1. Ar-condicionado
Conectar um ar-condicionado a uma extensão pode sobrecarregar o circuito, causando incêndios ou danificando o aparelho. Eles exigem uma grande quantidade de energia para o bom funcionamento.
2. Máquinas de lavar e secadoras de roupas
A alta demanda de energia desses aparelhos pode superaquecer a extensão, resultando em curtos-circuitos e riscos de incêndio.
3. Geladeiras e freezers
Por conta da necessidade de estarem permanentemente ligados, esses eletrodomésticos consomem muita energia. Ao ligar em uma extensão, pode causar quedas de tensão e danificar o circuito interno e itens armazenados.
4. Secadores, alisadores e modeladores de cabelo
O alto consumo de energia desses aparelhos pode causar superaquecimento da extensão, levando a curtos-circuitos e até mesmo incêndios. Assim, especialistas indicam manter esses utilitários distantes da tomada para evitar danos até mesmo aos fios de cabelo.
5. Ferro de passar roupa
O uso prolongado desse aparelho em uma extensão pode causar sobrecarga e superaquecimento, aumentando o risco de incêndio. Por conta do grande volume de consumo, os componentes internos podem dar problemas térmicos e explodirem.
6. Micro-ondas
Por fim, ao ligar um micro-ondas em uma extensão, há o risco de sobrecarregar o circuito e causar danos ao aparelho e à rede elétrica.
Desse modo, o mais seguro e correto a se fazer é colocá-lo em um ponto próximo à fonte de distribuição de energia elétrica do ambiente.
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!