O que a aparência da língua pode dizer sobre a sua saúde bucal

Ter atenção redobrada em alguns pontos importantes dela é essencial para manutenção do bem estar físico e mental

Magno Oliver Magno Oliver -
O que a aparência da língua pode dizer sobre a sua saúde bucal
(Foto: Reprodução/Freestockcenter/Freepik)

Seja para ajudar na fala, nas funções vitais, alimentação, sentir o gosto das coisas, fofocar, a língua é um órgão essencial e muito importante do corpo humano.

Assim, ela é considerada um órgão muscular composto por oito pares de músculos que a ajudam a se mover. Só que além dos dentes, você também costuma escovar as línguas quando acorda?

Um estudo publicado por uma universidade do Reino Unido fez um importante levantamento a respeito da saúde bucal e cuidados com a língua.

O que a aparência da língua pode dizer sobre a sua saúde bucal

De acordo com artigo publicado pelo professor e chefe de saúde bucal da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, Dillep Sharma, a saúde da língua nos dá sinais por meio de aspectos e cores diferentes que ela assume.

– Saudável

De acordo com o estudo, uma língua saudável assume um aspecto cor de rosa. Por mais que a tonalidade possa variar de pessoa para pessoa, ela pode variar de rosa claro para rosa escuro. O importante é estar rosadinha e escovada.

– Branca

Uma pequena quantidade de material de cor branca na nossa língua pode ser normal, segundo o estudo. Agora, em excesso ou com alterações significativas de descoloração pode indicar algum tipo de doença ou outros problemas do trato digestivo.

Significa que restos de comida e micróbios se acumularam e causaram placa bacteriana. Escovar ou raspar suavemente remove este revestimento.

– Amarelada

“Isso pode indicar candidíase oral, uma infecção fúngica que deixa uma superfície crua quando esfregada”, explica o professor. Comum em idosos, a candidíase oral é frequente em pessoas que tomam muitos medicamentos ou têm diabetes.

– Preta

A chamada língua pilosa preta causa uma aparência peluda devido ao alto consumo de alimentos e bebidas de cores fortes, como café ou pratos como açafrão. É causada pelo crescimento excessivo de bactérias que podem indicar má higiene bucal.

– Inflamada

Pode ser deficiência nutricional, glossite, lesão causada por bebida ou alimento quente, úlceras, herpes ou aftas.

– Com aridez

Ela é também chamada de xerostomia, quando a boca fica seca por conta de uso de muitos medicamentos, como antidepressivos, antipsicóticos, relaxantes musculares, analgésicos e diuréticos. Se a boca chegar a ficar muito seca, ela pode doer bastante.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade