Conheça casos em Goiás onde parentes vão concorrer ao mesmo cargo no pleito deste ano

Disputa envolvendo irmãos, primos, não são raras no estado, principalmente no interior

Pedro Hara Pedro Hara -
Eleições municipais deste ano terão número menor de candidatos
Urna eletrônica usada durante eleições. (Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil)

Durante o período eleitoral, é comum que postulantes aos cargos eletivos recebam o apoio e o voto dos parentes para que consigam vencer o pleito.

No entanto, em alguns municípios de Goiás, eles se colocam em lados opostos e disputam voto a voto a preferência do eleitor.

A coluna Rápidas destaca alguns casos em que parentes disputam cargos como prefeito, vice e vereador nas eleições deste ano. Confira!

1. Leonardo Menezes e Renato de Castro (Goianésia)

Primos, Leonardo Menezes (PL) e Renato de Castro (UB) já foram muito próximos politicamente, mas hoje estão em litígio e disputam a Prefeitura de Goianésia.

Em 2020, Leozão, como é mais conhecido, foi eleito com o nome “Leozão do Renatão”. A associação entre os dois ocorreu após o deputado estadual ser impedido de disputar a reeleição por decisão de Daniel Vilela, presidente estadual do MDB.

Quatro anos depois, Renato, agora no União Brasil, quer retornar ao cargo no qual foi eleito em 2016.

2. Cláudio Romero e Rebeca Romero (Anápolis)

Em Anápolis, Cláudio Romero (PRTB) e Rebeca Romero (PSDB), tio e sobrinha, respectivamente, vão disputar uma vaga na Câmara Municipal.

Ambos são fortemente ligados ao segmento evangélico. Cláudio é irmão de Moisés Romero, pai de Rebeca e pastor da Igreja Shalom.

3. Cícero Pinguinha e Neide (Castelândia)

Em Castelândia, cidade próxima a Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, dois irmãos disputam o cargo de vice-prefeito: Cícero Pinguinha (UB) e Neide (PRD).

O primeiro é candidato na chapa que concorre à própria reeleição, encabeçada por Chicão Dias (MDB), enquanto a segunda está na coligação com Meinha (PSD).

Bônus

4. Isaura Lemos e Paulo Henrique da Farmácia (Goiânia)

Em Goiânia, sogra e genro estão disputando uma vaga na Câmara dos Vereadores. Isaura Lemos (PCdoB) e Paulo Henrique da Farmácia (SD) concorrem ao Legislativo.

Paulo Henrique é namorado de Tatiana Lemos, filha de Isaura. Nas redes sociais, Tatiana compartilha diversos momentos ao lado do amado, mas demonstra apoio à mãe.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.