Anápolis sobe 36 posições no ranking da CBF após acesso à Série C; veja outros clubes goianos

Levantamento considera desempenho de equipes nas quatro primeiras divisões nacionais e na Copa do Brasil

Paulo Roberto Belém Paulo Roberto Belém -
Anápolis sobe 36 posições no ranking da CBF após acesso à Série C; veja outros clubes goianos
Anápolis F.C. fez campanha histórica na Série D. (Foto: Jorge Luiz/ AFC)

A campanha inédita do Anápolis Futebol Clube em 2024, que conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro, bem como se sagrou vice-campeão do Brasileirão da Série D, rendeu à equipe 36 posições acima na tabela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

De acordo com o Ranking Nacional de Clubes 2025 (RNC), o Galo da Comarca ocupa, agora, a 81ª colocação, com 1.060 pontos.

Outra equipe baseada em Anápolis no ranking é o Grêmio Anápolis que, de acordo com a atualização, caiu 11 posições, estando, atualmente, na 170ª posição. Anapolina não está no levantamento.

Goianos da capital

Já em relação às equipes da capital, o Atlético, além de ser o time melhor posicionado entre os rivais goianienses, é a equipe de futebol goiana líder no ranking da CBF. O Dragão soma 9.192 pontos, ocupando a 17ª posição, uma abaixo da anterior.

Em seguida, vem o Goiás com 7.604 pontos, o que o insere na 21ª colocação, também uma abaixo da tabela de 2023. Depois vem o Vila Nova, com 4.533 pontos, ocupando a 29ª posição do ranking, mesma do levantamento passado.

O Goiânia também conseguiu ser rankeado, mas como o lanterninha dos goianos apontados, amargando a 223ª posição com 64 pontos. A equipe caiu 20 posições e é o antepenúltimo do levantamento.

Hegemonia

Na ponta de cima, o Flamengo é o líder pelo quinto ano seguido. O clube do Rio de Janeiro apresenta 16.996.

A equipe carioca está à frente do São Paulo, com 14.832 pontos (2º), e do Palmeiras (3º), que tem 14.536 pontos.

Em relação ao Botafogo, outro que teve em 2024 campanha inédita ao se sagrar Campeão da Copa Libertadores e Brasileiro, subiu para a 8ª colocação, seis posições acima da anterior.

Vale destacar que o RNC leva em consideração o desempenho dos clubes nas quatro primeiras divisões nacionais e na Copa do Brasil, nos últimos cinco anos. Competições estaduais e internacionais não geram pontos para a avaliação.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade