Anvisa proíbe a venda de marcas de café em supermercados de todo o país

Medida foi tomada devido a irregularidades sanitárias na produção do grão, como a presença de substâncias não regulamentadas

Magno Oliver Magno Oliver -
Anvisa proíbe a venda de marcas de café em supermercados de todo o país
(Foto: Reprodução/Pratik Gupta/Pexels)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) baixou uma portaria proibindo, no início de janeiro deste ano, a venda de várias marcas de café em supermercados e demais comércios por todo o Brasil.

A medida foi tomada devido irregularidades sanitárias na produção do grão, como a presença de substâncias não regulamentadas, como mulungu e terpenos nos produtos.

Ação vem sido concretizada desde dezembro de 2023, onde o órgão ordenou a suspensão imediata de diversas marcas de café fabricadas pela empresa Café Blends do Brasil, inicialmente.

Anvisa proíbe a venda de marcas de café em supermercados de todo o país

A Anvisa é o órgão responsável por garantir que os produtos comercializados em território brasileiro atendam aos melhores e mais altos padrões de qualidade e segurança.

A suspeita do órgão surgiu após um monitoramento realizado pela agência, que identificou a inclusão dessas substâncias nos cafés de algumas marcas.

O mulungu, um extrato vegetal, é utilizado como sedativo e ansiolítico, mas não possui regulamentação específica para consumo em alimentos no país. Já o terpenos é um composto natural encontrado em plantas, mas que também não possui permissão para uso indiscriminado na alimentação.

A decisão impactou no recolhimento de todos os lotes dos seguintes cafés:

– Café Berry White Decaf em grãos;

– Orange California em grãos;

– Lime Kush em grãos;

– Berry Night Decaf moído;

– Sunset Califórnia moído;

– Orange California moído;

– Morning Kush moído.

Os compostos irregulares adicionados aos grãos, sem aprovação sanitária, representam um risco à saúde dos consumidores e evidenciam falhas nos processos de fabricação.

O órgão esclarece que, embora naturais, essas substâncias não são seguras para consumo sem a devida regulamentação e padronização de critérios de qualidade e consumo.

A medida visa proteger a saúde do consumidor e garantir que os alimentos comercializados atendam aos padrões de segurança e classificação alimentar exigidos.

Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.