Delegado da Polícia Civil ensina como recuperar PIX em caso de erro ou golpe
Atitude tem de ser rápida para ser possível que o banco aprovisione o valor e realize o estorno


Desde que foi criado, o PIX se tornou o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros pela praticidade e rapidez. No entanto, o que surgiu como algo para facilitar a vida dos usuários, acabou se tornando um motivo de preocupação.
Acontece que golpes começaram a surgir, acendendo um alerta nas autoridades e na população. É o caso do “golpe do PIX reverso”.
Mas afinal, como recuperar o dinheiro em caso de erro na hora de enviar ou golpe?
Delegado da Polícia Civil ensina como recuperar PIX em caso de erro ou golpe
Diante do aumento de casos de golpes envolvendo a ferramenta de transferência, o delegado da Polícia Civil, Rafael Faria (@delegadorafaelfaria), resolveu utilizar o Instagram para ensinar como recuperar o PIX.
Caso tenha passado um PIX para a pessoa errada ou tenha caído em algum golpe, a atitude tem de ser rápida para ser possível que o banco aprovisione o valor e realize o estorno.
Segundo o delegado, nesses casos é necessário acionar imediatamente o banco através do aplicativo ou da Central de Atendimentos.
Assim que acionar o MED, a agência bancária terá até 30 minutos para entrar em contato com o banco do golpista, que irá bloquear o dinheiro.
Depois, ambos os bancos terão até sete dias para analisar se houve ou não fraude na transferência.
“Constatada a inexistência de fraude, o dinheiro será liberado para o beneficiário, mas se ficar constatada a fraude, o seu dinheiro vai ser devolvido no prazo de até 96 horas”, explicou.
Além disso, em caso de golpe, o delegado recomenda que a vítima registre uma ocorrência na delegacia, preste depoimento e junte as provas.
Ele ainda faz um alerta sobre o “golpe do PIX reverso”, explicando como funciona para que a população fique atenta.
“O estelionatário faz um Pix para você, aciona o Mecanismo Especial de Devolução (MED) no banco, e enquanto o dinheiro está sendo analisado, ele te engana para que você devolva o valor. Resultado? O golpista recebe o dobro do dinheiro, e você fica no prejuízo”, aponta.
Então, para evitar ser enganado, Rafael Faria aconselha verificar com o banco antes de devolver qualquer quantia recebida “por engano”.
Confira o vídeo completo:
Ver essa foto no Instagram
Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real na rede social!