Saída de Goiás do RRF e adesão ao Propag é aprovada pela Alego
Deliberação ocorreu durante uma sessão ordinária, feita na quinta-feira (15)

Em decisão em última votação, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a saída de Goiás do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e a adesão ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). A deliberação ocorreu durante uma sessão ordinária, realizada na quinta-feira (15).
O RRF é uma medida emergencial da União e visa oferecer suporte fiscal aos estados que enfrentam desequilíbrio financeiro, permitindo, por exemplo, a suspensão temporária do pagamento da dívida com a União e a realização de operações de crédito.
O estado havia aderido ao regime em setembro de 2021, com o plano de recuperação fiscal homologado em dezembro daquele ano e vigência prevista até dezembro de 2030.
Contudo, a proposta para a saída antecipada do RRF foi justificada pelos avanços financeiros estaduais que vêm ocorrendo desde 2019, segundo a Secretaria de Estado da Economia.
De acordo com a pasta, a gestão do orçamento público permitiu ao estado alcançar a classificação máxima em todos os indicadores fiscais avaliados pelo Ministério da Fazenda durante dois anos consecutivos.
Além disso, o estado passará a aderir ao Propag, criado no início de 2025, que permitirá o alongamento do prazo para quitação das dívidas, com possibilidade de amortização por meio de diversos instrumentos.
Leia também
- Câmera flagra momento em que presidente da Câmara de Pires do Rio parte para cima de vereador
- Lula exalta soberania e manda recado a Trump e Bolsonaro em pronunciamento do 7/9
- Forças Armadas vão respeitar veredito do STF sobre golpe, diz Múcio
- Marina pede transição energética que considere limitações de cada país
“O Propag contribuirá fortemente para que entes federativos como Goiás construam um espaço fiscal que viabilize as políticas públicas que a população necessita e merece”, afirmou a Secretaria de Estado da Economia.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiás!