Promotor de Anápolis consegue a condenação do homem que matou idoso que cantava músicas cristãs na porta de casa
Crime ocorreu em julho de 2022 na Vila União. Vítima tinha o hábito de sentar na porta de casa para cantar louvores

A importância do trabalho do Ministério Público de Goiás (MPGO) na busca por Justiça contra atos de violência motivados por intolerância religiosa ficou evidente na atuação decisiva do promotor Eliseu Belo, da 16ª Promotoria de Justiça de Anápolis, que conseguiu recentemente a condenação de Amilton Borges Duques pelo assassinato de Sebastião Cardoso dos Santos, de 79 anos.
O crime aconteceu em julho de 2022, quando o acusado se irritou com os hinos evangélicos que o idoso cantava na porta de casa e o atacou brutalmente com pedras e pedaços de meio-fio.
Durante o julgamento no Tribunal do Júri, o promotor Eliseu Belo conseguiu provar que o crime foi ainda mais grave por duas razões específicas.
Primeiro, o motivo foi considerado fútil, ou seja, completamente desproporcional – matar alguém por não gostar de uma música é algo inaceitável. Segundo, a vítima não teve como se defender, pois foi atacada de surpresa enquanto estava sentada cantando tranquilamente em frente à sua casa na Vila União.
Os jurados concordaram com todos os argumentos apresentados pelo representante do MPGO.
Apesar da condenação, a pena foi reduzida porque médicos especialistas concluíram que o assassino tem problemas mentais que o impediram de entender completamente que estava cometendo um crime. Por isso, em vez de uma pena maior, ele foi condenado a 7 anos, 3 meses e 29 dias de prisão, já descontando o tempo que ficou preso durante o processo.
O juiz Fernando Augusto Chacha de Rezende decidiu que o condenado deve continuar internado em uma clínica psiquiátrica para tratamento, e se não cumprir essa determinação, será preso imediatamente.
Além da prisão, ele terá que pagar R$ 150 mil à família da vítima como indenização à família.
Agradecimento da família a Eliseu Belo comoveu a todos no recinto
Ao final da sessão, o agradecimento emocionado da família de Sebastião Cardoso dos Santos ao promotor Eliseu Belo e à Justiça tocou a todos os presentes no Tribunal do Juri.
O promotor já conhecido na comarca pela habilidade no convencimento dos jurados e, por consequência, não perder os casos que chegam à mão dele.
Multas para condomínios também devem alcançar os já construídos
Se engana quem pensa que as multas milionárias aplicadas contra condomínios do Grupo Saint Paul serão as únicas.
Outros, já construídos ou em construção, por ele ou por outras incorporadoras, também podem ser também estão na mira da Prefeitura de Anápolis no que refere a licenças e alvarás.
Aurora Eadi pode se complicar ainda mais
Leia também
- Setembro Amarelo: falar é a melhor prevenção
- Médico da Santa Casa que mandou chamar polícia para mulher com quadro de aborto cometeu crime
- Médica da Prefeitura de Anápolis está sendo investigada pela Polícia Civil por passar a perna em pobres
- Remanejamento de rede elétrica da Equatorial faz obra do viaduto do Recanto do Sol atrasar ainda mais
Empresa que fez de tudo para assumir o Porto Seco de Anápolis, a Aurora Eadi pode se encrencar ainda no estado.
Tudo por culta da errática estratégia de seus executivos em promover uma fracassada guerra jurídica e midiática no município.
Professor HOC é um dos nomes de peso do Fórum de Investimentos do Sicredi
Heni Ozi Cukier, conhecido como Professor HOC, cientista político, escritor, palestrante e ex-deputado estadual de São Paulo (2019-2023), estará entre os palestrantes do Fórum de Investimentos que acontece no dia 11 de setembro, a partir das 15h, no Centro de Convenções de Anápolis.
Professor de Relações Internacionais na ESPM-SP, fundador da consultoria Insight Geopolítico e dono do maior canal de geopolítica do Brasil no YouTube, HOC é autor do livro “Inteligência do Carisma” e comentarista político frequente em grandes veículos de mídia como Globo, Bandeirantes e Record.
O evento, que tem como tema “Cooperando juntos por uma economia mais segura”, reunirá empresários, investidores e especialistas para discutir economia, cooperativismo e desenvolvimento sustentável, sendo considerado um dos maiores eventos do setor para ampliar a visão sobre os caminhos para uma economia mais segura.
Nota 10
Para Casa Bachina, que sem dúvidas é uma das se não a melhor casa de temperada no Centro Histórico de Pirenópolis. Além da arquitetura colonial, o local chama atenção pela harmonia entre o rústico e o elegante na decoração.
O carinho com que o anfitrião Walter conta a história do avô explica também denuncia porque ela é tão especial. “Essa casa foi uma homenagem que eu fiz para ele. Por isso capriche tanto”
Nota Zero
Para servidora pública da Prefeitura de Bela Vista de Goiás presa no final de semana em flagrante por furtar medicamentos de uso restrito em uma UBS. Atitude gravíssima que prejudica a população e mancha o serviço público.