Projeto de lei quer proibir venda de bebidas e festas “open bar” em instituições de ensino em Goiânia

Texto propõe multa estipulada em dez salários mínimos (R$ 15.180 mil) em caso de descumprimento

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Não é parando de beber, nem fumar: o hábito que pode prolongar a vida em mais de 10 anos
(Foto: Captura de tela/ YouTube/ Canal Kaw White Distribuidora de Bebidas)

Tramita na Câmara Municipal de Goiânia projeto de lei que pretende proibir a compra, venda e fornecimento de bebidas alcoólicas em instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas.

De autoria do vereador Sanches da Federal (PP), a proposta também abrange as festas realizadas em instituições de ensino infantil, fundamental, médio e superior, além das áreas de moradias estudantis, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, organizações atléticas, grêmios estudantis, clubes de professores, clubes de funcionários e associações ou agremiações.

Em caso de descumprimento, o texto propõe uma multa estipulada em dez salários mínimos (R$ 15.180 mil) para quem fornecer bebida alcoólica a qualquer instituição de ensino.

Além disso, também será aplicada multa em dobro quando o fornecimento for feito por pessoa jurídica, e em triplo quando ocorrer de forma gratuita ou por valor inferior ao praticado no mercado.

Na justificativa, o vereador afirma que o objetivo é “proteger o ambiente educacional e a saúde dos estudantes no município de Goiânia“.

“Trata-se de uma medida preventiva, educativa e de proteção social, que fortalece o compromisso das instituições de ensino com a formação responsável e segura dos seus alunos”, destacou ele.

A proposta também prevê que os Conselhos Tutelares zelem pelo cumprimento da lei, aplicando as penalidades e desenvolvendo ações preventivas com os valores obtidos, no que se refere às instituições de ensino infantil, fundamental e médio.

Em contrapartida, o Conselho Municipal de Educação ficará responsável pelas instituições de ensino superior.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro das últimas notícias de Goiânia!

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade