Superam as de primeira: as 2 carnes consideradas “subestimadas”, mas que são muito boas

Algumas carnes pouco valorizadas no balcão do açougue podem entregar sabor, maciez e ótimo rendimento na cozinha

Layne Brito -
as 2 carnes consideradas “subestimadas”

Na hora de escolher carne no açougue, muita gente ainda vai direto nos cortes mais famosos. Picanha, filé mignon e contrafilé costumam liderar a preferência, enquanto outras opções acabam deixadas de lado por puro preconceito ou falta de conhecimento.

O que pouca gente percebe é que alguns cortes menos valorizados conseguem surpreender tanto no sabor quanto na versatilidade.

Em muitos casos, eles entregam resultados excelentes na panela, no forno e até no churrasco, sem custar tão caro.

Segundo cozinheiros e açougueiros experientes, existem carnes consideradas “subestimadas” justamente porque não têm fama de nobres, mas conseguem superar expectativas quando preparadas da forma correta.

Entre as opções mais elogiadas por especialistas, duas chamam atenção:

1. Capa de filé

Conhecida pelo sabor intenso e pela gordura que ajuda na suculência, é muito valorizada por quem entende de churrasco.

Quando preparada em fogo alto, ganha textura macia e sabor marcante.

2. Coxão duro

Apesar do nome pouco convidativo, pode ficar extremamente macio em preparos lentos, principalmente em panela de pressão, assados e ensopados.

Além disso, absorve muito bem temperos e molhos.

Especialistas explicam que cortes menos famosos costumam exigir apenas mais atenção ao tipo de preparo.

Enquanto carnes nobres funcionam melhor em receitas rápidas, opções como o coxão duro revelam o melhor sabor em cozimentos mais longos.

Já a capa de filé chama atenção justamente pelo contrário: responde muito bem ao calor intenso e pode entregar uma experiência tão saborosa quanto cortes mais caros.

No fim, entender as características de cada carne faz diferença tanto no resultado da receita quanto no bolso.

Muitas vezes, os cortes mais ignorados do açougue escondem alguns dos sabores mais interessantes da cozinha.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Layne Brito

Estudante de jornalismo na Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA) e engenheira agrônoma, curiosa e sempre em busca de aprender, observar e contar histórias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Para mais informações, incluindo como configurar as permissões dos cookies, consulte a nossa nova Política de Privacidade.