Inquilino ou proprietário: quem deve pagar os reparos da casa? Veja o que diz a lei

Reparos em imóveis alugados costumam gerar dúvidas sobre quem é obrigado a arcar com os custos e exige atenção ao contrato assinado

Gustavo de Souza -
Inquilino ou proprietário: quem deve pagar os reparos da casa? Veja o que diz a lei
(Foto: Freepik)

Uma infiltração aparece no teto, a fiação apresenta defeito ou um cano começa a vazar. Em imóveis alugados, o surgimento desses problemas costuma abrir uma discussão sobre quem deve pagar pelos reparos.

Para encontrar a resposta, não basta observar o tipo de concerto. É necessário verificar a origem do dano, o estado registrado na vistoria e as obrigações previstas no contrato.

Quando a responsabilidade é do locador

A legislação determina que o locador entregue o imóvel em condições de uso, mantenha a forma e o destino da propriedade e responda pelos vícios ou defeitos anteriores à locação.

Assim, problemas estruturais, elétricos ou hidráulicos podem ficar sob responsabilidade dele quando decorrerem da construção, forem anteriores ao contrato ou não tiverem sido provocados pelo morador. A origem da falha deve ser analisada em cada caso.

O inquilino precisa comunicar imediatamente os defeitos cuja correção caiba ao locador. Além disso, deve permitir a realização dos reparos urgentes.

Se o serviço durar mais de dez dias, o morador terá direito ao abatimento proporcional do aluguel pelo período excedente. Caso ultrapasse 30 dias, poderá encerrar o contrato.

Quando o inquilino deve pagar

O locatário responde pelos danos causados por ele, familiares, dependentes, visitantes ou prestadores. Também deve devolver o imóvel no estado em que o recebeu, descontadas as deteriorações provocadas pelo uso normal.

Por isso, vistoria, fotografias, mensagens e laudos técnicos podem ajudar a identificar quando e por que o problema surgiu.

No condomínio, o locador paga as despesas extraordinárias, como obras estruturais e reformas de fachada. Já o inquilino arca com os gastos ordinários, incluindo limpeza, funcionários e manutenção das áreas comuns, desde que a previsão orçamentária e o rateio sejam comprovados.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Gustavo de Souza

Estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) e repórter do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias