Anvisa proíbe energético, manda recolher produto das prateleiras e suspende as vendas em todo o país

Fiscalização intensifica monitoramento após identificação de irregularidades relevantes durante avaliação técnica realizada oficialmente

Magno Oliver Magno Oliver -
Anvisa proíbe energético, manda recolher produto das prateleiras e suspende as vendas em todo o país
(Imagem: Reprodução)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (16) a suspensão da fabricação, venda, distribuição, divulgação e uso de todos os energéticos da marca Mister Hemp em todo o Brasil.

A decisão também prevê o recolhimento dos produtos das prateleiras e foi publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a agência, a medida foi adotada após a identificação de falhas relacionadas ao controle de qualidade e à regularização dos produtos junto ao sistema sanitário nacional.

De acordo com a Anvisa, os energéticos da marca não passaram por estudos de estabilidade, etapa obrigatória para demonstrar que o produto mantém suas características de segurança, composição e qualidade durante todo o prazo de validade.

Além disso, o fabricante, G. Freitas Alimentos, não comprovou a regularização dos produtos no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), requisito necessário para sua comercialização.

Motivos da decisão

A resolução determina que nenhum produto da marca poderá continuar sendo fabricado, distribuído, comercializado ou utilizado até que a situação seja regularizada.

O recolhimento busca retirar os energéticos do mercado para evitar que consumidores tenham acesso a produtos que não atendem às exigências sanitárias previstas na legislação brasileira. A fiscalização do cumprimento da medida cabe aos órgãos de vigilância sanitária em todo o país.

Orientação aos consumidores

A Anvisa orienta que consumidores interrompam o uso dos energéticos da marca Mister Hemp caso possuam alguma unidade do produto.

A agência reforça que medidas desse tipo têm caráter preventivo e fazem parte das ações de proteção à saúde pública, garantindo que alimentos e bebidas comercializados no país atendam aos padrões de segurança, qualidade e regularização exigidos pela legislação sanitária brasileira.

Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!

Magno Oliver

Magno Oliver

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás. Escreve para o Portal 6 desde julho de 2023.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias