Retomada da licitação de publicidade é cobrada ao Governo de Goiás
Documentos elaborados pelas principais entidades que representam o setor foram encaminhados ao governador

Entidades da área de comunicação solicitaram ao Governo de Goiás a retomada do processo de licitação de publicidade. O edital de concorrência nº 001/2019 foi anulado em meados de março. Documentos cobrando a reabertura do processo foram endereçados ao governador Ronaldo Caiado (DEM) pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Associação Goiana de Rádios Comerciais (Agora) e Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Goiás (Sert-GO).
Em um dos ofícios, a Abratel – que há mais de 20 anos representa radiodifusores de som e imagens – menciona a pandemia do novo coronavírus como argumento que embasa a importância da retomada da licitação de publicidade. “À luz desse cenário, com a finalidade de conter o espalhamento da Covid-19, é imprescindível uma atuação mais incisiva das autoridades políticas, seja por meio de medidas estruturais […], seja por intermédio da realização de publicidade institucional massiva”, destaca.
Em outro trecho, o presidente da Abratel, Márcio Novaes, diz que os atuais governadores “possuem o dever de realizar campanhas publicitárias institucionais para informar, orientar, recomendar, dissuadir, explicar e evitar fake news sobre a doença e sua propagação”. E ainda que, no caso da pandemia, “a informação correta e de qualidade tem se mostrado primordial para que a disseminação da doença e o número de óbitos sejam reduzidos”.
Já a Agora, representante de 88 emissoras, alerta no documento que o contrato de serviços de publicidade, firmado com a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), venceu no último mês de abril. O cancelamento da nova licitação de publicidade, e a falta de previsão para sua retomada, coloca em risco os veículos comunicação que se planejaram para participar do edital.
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“Todos os segmentos participantes da atividade publicitária estão inseridos no cenário de crise econômica, advindo como consequência das medidas de isolamento social. E a ausência de um contrato para a realização dos serviços de publicidade possui um caráter preocupante para o nosso segmento”, escreveu o presidente da entidade, José Luiz Martins de Araújo, pedindo urgência na análise do caso.
Já o Sert-GO chamou a atenção para o caráter essencial do trabalho realizado pelas rádios e TVs, especialmente diante do cenário de pandemia. “A comunicação já se consolidou e precisa continuar entre as atividades essenciais do período e, cada vez mais, deve ser prioridade na estratégia de enfrentamento da crise e do pós crise”.
O presidente do sindicato, Guliver Augusto Leão, ainda mencionou que os veículos têm o poder de alcançar dezenas de municípios. “Investir em campanhas e publicidades de caráter de orientação social é a melhor maneira de atingir diversos públicos e estabelecer uma conexão real com o cidadão”, completou.