Gari de Aparecida de Goiânia usa horas vagas para reforço escolar de crianças e até idosos

Em conversa com o Portal 6 ela conta o que motivou a iniciativa, que já conseguiu inserir quase 200 pessoas no mercado de trabalho

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Francisca Barbosa (em destaque com a colher na mão) fundou projeto “Levando Amor”, ajudando centenas de crianças nos estudos. (Foto: Arquivo Pessoal/ Francisca Barbosa da Silva).

O projeto Levando Amor vem chamando a atenção no setor Terra do Sol, em Aparecida de Goiânia. Com caráter socioeducativo, desde 2007, começou ajudando crianças da região a continuarem nos estudos.

Hoje, a iniciativa já abraça idosos, crianças pequenas e até recém-nascidos. De grão em grão, centenas de pessoas já foram beneficiadas. Tudo com o apoio de colaboradores.

A potência de toda essa história passa, sobretudo, pelas mãos da gari do serviço de limpeza urbana de Aparecida de Goiânia, Francisca Barbosa da Silva. Ela contou ao Portal 6 que tudo começou a partir de uma necessidade própria, mas que aos poucos foi se tornando um compromisso com a comunidade.

“Eu não encontrava vagas em creches ou CMEI’s e, na época, eu tinha filhos pequenos para cuidar.  Eu não conseguia trabalhar e também não tinha lugar onde deixá-los”.

Assim, Francisca foi agrupando pessoas para poder ajudá-la e começou a ampliar a rede de apoio, que aos poucos se tornou o ‘Levando Amor’. “Agora, estamos trabalhando pela necessidades de pessoas mais vulneráveis”, afirmou.

A iniciativa tem como principal objetivo oferecer reforço escolar para as crianças que já estudam na rede pública, sempre no contra turno das aulas “tradicionais”, feitas por colaboradores voluntários.

Além disso, o espaço oferece uma alternativa para pais e mães que precisam de um lugar seguro para deixar os filhos antes de irem para o trabalho.

Alunos da rede pública pegam atividades de reforço escolar na iniciativa Levando Amor, em Aparecida de Goiânia. (Foto: Arquivo Pessoal/ Francisca Barbosa da Silva).

Sobre o legado de inserir cerca de 170 ex-alunos no mercado de trabalho, a gari dá exemplo de política pública: “Antes, muitos adolescentes iam traficar, roubar e hoje já não é assim. Eles tiram o próprio sustento, ajudam as famílias e até resgatam outros membros familiares próximos e amigos”, complementou.

A fundadora da iniciativa espera que no futuro o espaço cresça ainda mais, atendendo o maior número de crianças possível.

“São muitos os lugares que precisam de pessoas que estendam a mão, resgatem, que cheguem na hora e local certo”, pontuou.

Para colaborar financeiramente com o projeto, basta depositar qualquer quantia no PIX: 62994256816.

Veja algumas imagens do Levando Amor a seguir:

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade