Heineken anuncia aumento de 15% em todo o mundo; entenda o porquê
Decisão ocorre após registro de aumento de 10% nas vendas no Brasil no quarto trimestre de 2021
Mesmo depois de converter um revés financeiro em 2021 se comparado com o ano anterior – a segunda maior cervejaria do mundo, a Heineken, anunciou a previsão de um aumento de 15% na carta de cervejas para este ano em todo o mundo.
A justificativa está atrelada a um avanço inflacionário global, elevando os custos de produção jamais vistos pelos executivos e pressionando a mais reajustes, conforme apresentação de dados ocorridos nesta última quarta-feira (16).
A cervejaria diz que projeta um crescimento de custos na casa dos dois dígitos, além do forte aumento das commodities, energia e frete.
“Compensaremos esses aumentos de custo de insumos por meio de preços em termos absolutos, o que pode levar a um consumo de cerveja menor”, disse Harold van den Broek, diretor financeiro do grupo, na teleconferência de resultados. De acordo com ele, apesar do cenário, a empresa continua a projetar uma margem de lucro operacional de 17% até 2023.
No quarto trimestre, o Brasil foi um dos países de melhor desempenho da empresa, com destaque para a marca Heineken e marcas como Amstel e a recentemente lançada Tiger. No país, os volumes cresceram mais de 10% de outubro a dezembro.