Felipe Neto critica deputado de Goiás que quer ‘regulamentar’ influenciadores digitais

Proposta cria uma série de exigências que pode alterar a forma como profissionais atuam nas redes sociais

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
Felipe Neto critica deputado de Goiás que quer ‘regulamentar’ influenciadores digitais
Imagem mostra o youtuber Felipe Netto. (Foto: Reprodução/ Youtube)

Tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que quer regulamentar a categoria dos influenciadores digitais e tornar a classe uma profissão. 

Proposto pelo deputado federal José Nelto (PP) no final de agosto, a iniciativa irá exigir que os produtores de conteúdo tenham um cadastro pelo Governo Federal, que irá permitir ou não que eles exerçam as atividades. 

Outra condição é que os profissionais tenham um “conhecimento técnico” para falar sobre determinados assuntos e, assim, sejam classificados como influenciadores. 

A proposta não passou despercebida na web e acabou incomodando alguns internautas nas redes sociais que repudiaram a ação. 

Um dos manifestantes contra o projeto foi o youtuber Felipe Neto que, no último domingo (18), utilizou a conta dele no Twitter para criticar a ação. 

Entretanto, a expectativa de que a PL seja interpretada como inconstitucional, já que vai contra a Constituição Federal que assegura que todos podem exercer qualquer atividade econômica, independente de autorização, exceto em casos específicos.

Gabriella Pinheiro

Gabriella Pinheiro

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está sempre atenta aos temas que impactam o dia a dia da população. Começou como estagiária no Portal 6 e, com dedicação e olhar apurado, chegou à editoria. Tem interesse especial na prestação de serviços, mas não dispensa uma boa reportagem ou uma história bem contada.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade