Uso turístico do Parque Estadual do João Leite deve ser proibido por lei, defende deputado

Projeto em discussão na Alego argumenta que isso poderia comprometer a qualidade das águas, que abastecem cidades da região Metropolitana de Goiânia

Samuel Leão Samuel Leão -
Uso turístico do Parque Estadual do João Leite deve ser proibido por lei, defende deputado
(Foto: Semad)

O deputado Dr. José Machado (PSDB) propôs mudanças na lei que cria o Parque Estadual do João Leite, para impedir o uso turístico do mesmo, alegando que isso poderia comprometer a qualidade das águas.

A ideia é impedir que o local, criado para abastecimento público de algumas cidades da região Metropolitana de Goiânia, se torne destino de visitação e lazer, por meio da transformação de unidades de conservação.

O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e encontra-se no momento em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa.

No texto, o parlamentar explica que servidores da Saneago e técnicos sanitaristas já pontuaram que a preservação do parque está sendo colocada em segundo plano, pois não existe a garantia de prioridade para o abastecimento público, à medida que esse é colocado no mesmo nível do turismo.

“O direito ao meio ambiente equilibrado é garantia constitucional e, com a liberação da barragem do João Leite, está sendo vulnerada”, argumenta Dr. José Machado.

Samuel Leão

Samuel Leão

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, com passagens por veículos como Tribuna do Planalto e Diário do Estado. É mestrando em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás. Passou pela coluna Rápidas. Atualmente, é repórter especial do Portal 6.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade