Cientistas descobrem ‘capítulo oculto’ da Bíblia escrito há 1.500 anos

Trecho recém-descoberto estava escondido sob duas camadas de pergaminho reescrito

Folhapress Folhapress -
Oração da sexta-feira para um final de semana repleto de bênçãos e realizações
Imagem ilustrativa de bíblia. (Foto: Ilustração/ Freepik).

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um grupo de pesquisadores descobriu um “capítulo oculto” na Bíblia cristã escrito há aproximadamente 1.500 anos.

O estudo foi publicado no jornal Estudos do Novo Testamento (New Testament Studies, em inglês). O trecho recém-descoberto estava escondido sob duas camadas de pergaminho reescrito.

O texto havia sido raspado do pergaminho. Os cientistas conseguiram acessá-lo por meio de fotografias utilizando luz ultravioleta.

De acordo com os pesquisadores, a passagem é uma interpretação do capítulo 12 de Mateus, da Bíblia. Originalmente, o capítulo era parte das traduções siríacas antigas das escrituras feitas há 1.500 anos.

Até então, existiam apenas dois manuscritos conhecidos por conter a tradução siríaca antiga dos Evangelhos -um na Biblioteca Britânica, em Londres, e o outro descoberto no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito.  O novo manuscrito foi encaminhado para a Biblioteca do Vaticano.

O texto ofereceu aos pesquisadores novos insights e sutis revelações sobre as escrituras, que diferem de outras traduções.

Um exemplo é a tradução grega de Mateus 12, que diz: “Naquela época, Jesus passava pelos campos de trigo no sábado; e seus discípulos ficaram com fome e começaram a colher as espigas e comer”.

Já a tradução siríaca expressa a passagem como: “começaram a colher as espigas, esfregá-las nas mãos e comê-las”.

“Isso nos dá uma visão dos primeiros estágios do texto da Bíblia e das comunidades que a traduziam”, disse Garrick Allen, professor sênior de estudos do Novo Testamento na Universidade de Glasgow ao tabloide Daily Mail.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade