6 características tóxicas que poucos conseguem enxergar nas pessoas

Comportamentos tendem a ser velados e discretos. É bom ser atencioso

Gabriella Licia Gabriella Licia -
características tóxicas
(Foto: Reprodução/João Jesus/Pexels)

Identificar características tóxicas em pessoas pode ser complicado para certos indivíduos, pois elas podem ser bem discretas e veladas. Mas existem alguns comportamentos que são indiscutíveis e entregam totalmente o quanto esse alguém é ruim e tóxico.

É preciso ser atencioso e observar melindrosamente as atitudes de quem é muito próximo de você. Afinal, se esse alguém for nocivo e mal intencionado, poderá te contaminar, prejudicar e até mesmo te decepcionar demais.

Bom, se está curioso para saber quais são esses pontos inquestionáveis, é bom conferir a lista agora. Caso uma pessoa próxima se enquadre nestes tópicos, é bom se afastar urgentemente para evitar futuras dores de cabeça. Confira só!

6 características tóxicas que poucos conseguem enxergar nas pessoas:

1. Narcisismo

A incapacidade de reconhecer ou considerar os sentimentos e necessidades dos outros pode indicar um comportamento tóxico. Uma pessoa narcisista não deve ser mantida no seu círculo social de forma alguma.

Primeiramente, ele nunca reconhecerá as suas necessidades afetivas, principalmente se contrariar as dele. Isso porque o egoísmo é bem forte em narcisistas.

Depois, ele poderá ser incisivamente manipulador.

2. Fofoca

A propagação de fofocas pode ser uma maneira tóxica de minar a reputação e os relacionamentos dos outros. Não é bom confiar nessa pessoa, pois se ela fala mal de outras pessoas para você, com certeza falará mal de você também nas suas costas.

3. Comportamento controlador

Querer controlar cada aspecto da vida de alguém, desde suas amizades até suas decisões, é um sinal de comportamento tóxico, totalmente invasivo e nocivo para qualquer relação.

4. Falta de responsabilidade

Pessoas tóxicas muitas vezes evitam assumir a responsabilidade por suas ações, culminando em conflitos constantes.

5. Indiferença emocional

A incapacidade de expressar ou reconhecer emoções pode criar um ambiente emocionalmente tóxico.

6. Má comunicação

Comunicar-se de maneira agressiva, passiva-agressiva ou não comunicar efetivamente pode contribuir para relacionamentos tóxicos, além de engatilhar inseguranças e receios.

É importante notar que ninguém é perfeito, e todos nós podemos exibir comportamentos negativos em certas situações. No entanto, a repetição desses comportamentos e a falta de esforço para mudar podem indicar uma toxicidade mais profunda. O desenvolvimento de habilidades de comunicação, empatia e respeito pelos outros são fundamentais para construir relacionamentos saudáveis.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade