Apesar de inúmeras reclamações, Detran Goiás não reconhece problemas para emissão do IPVA

Secretaria de Economia afirma que não recebeu pedido para alterar calendário de pagamentos

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
30 veículos que ficarão isentos de IPVA a partir de 2023 e pouca gente sabe
Imagem mostra documento do IPVA (Foto: Reprodução)

Sistema inacessível, sem opção de parcelamento e atendimentos só depois do prazo de pagamento. Esses são problemas que se acumulam aos montes entre os goianos que buscam emitir o boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Do outro lado da mesa, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) não reconhece as reclamações dos motoristas espalhados pelo estado.

Uma das reclamações mais comuns diz respeito ao sistema, fora de ar em diversas situações. É o que denuncia Rafael Miranda, que tentou acessar o serviço repetidas vezes, apenas para ser informado que a plataforma estava “temporariamente indisponível”.

Ao Portal 6, o goiano apontou que tentou cerca de sete vezes até conseguir finalmente acessar o sistema. Nas primeiras vezes, sequer apareceu o parcelamento.

Letícia Bandeira passou pelos mesmos desafios e ainda se viu obrigada a efetuar o pagamento à vista. Isso porque, inicialmente, o sistema não apresentou a opção parcelada. Nas tentativas seguintes, o próprio veículo já não aparecia mais, afirmou à reportagem.

Com isso, foi necessário agendar atendimento presencial no Vapt-Vupt, sendo que a data oferecida é daqui a duas semanas – o que significa a perda do prazo de parcelamento. “Estou indignada. Tenho tentado acessar desde a semana passada, disseram que iriam resolver, mas continuo com problemas. […] Me resta a opção de pagar em uma única vez, mais de R$ 1,2 mil, sendo que era possível pagar em 10 vezes”, disse.

Diante das inúmeras reclamações do tipo, a reportagem buscou um posicionamento do Detran, além de questionar o que explica a instabilidade no sistema. Em nota, a autarquia não ofereceu explicações.

Diante da possibilidade de estender os prazos novamente, para que os contribuintes não sejam prejudicados, o Detran respondeu que “o calendário do IPVA é definido pela Secretaria de Economia”.

Por sua vez, a pasta apontou que não houve pedido para alterar os prazos por parte da autarquia.

Quanto ao canal de atendimento, o Detran apresentou telefones de contato. “Em caso de dificuldade, o contribuinte pode entrar em contato com a autarquia por meio do telefone 154 – no caso da capital e região metropolitana – ou no (62) 3269-8800, no caso de cidades do interior”.

Confira a nota do Detran na íntegra:

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) esclarece que o parcelamento do IPVA fica disponível para emissão de boleto um dia após o vencimento da cota única, de acordo com a placa final do veículo. Veículos com placa final 0, por exemplo, têm até amanhã (19 de janeiro) para pagar o boleto em cota única e pode parcelar a partir do dia 20 de janeiro. Em caso de dificuldade, o contribuinte pode entrar em contato com a autarquia por meio do telefone 154 – no caso da capital e região metropolitana – ou no (62) 3269-8800, no caso de cidades do interior. A autarquia esclarece ainda que o calendário do IPVA é definido pela Secretaria de Economia. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade