Cientistas identificam as duas idades em que o nosso corpo mais envelhece
Constatação foi feita por meio de um estudo da Universidade de Stanford
Quando se trata de envelhecer e soprar as velhinhas anualmente, nos damos conta que o tempo está passando e que nosso corpo também está enfrentando mudanças. Mas existem duas idades decisivas para o envelhecimento e muitos não sabem.
A constatação sobre o fato foi feita por meio de um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, que foi publicado na revista Nature e definiu que o envelhecimento do ser humano não é um processo gradual ou linear, como muitos acreditavam.
Cientistas identificam as duas idades em que o nosso corpo mais envelhece
No estudo, os especialistas realizaram o monitoramento de um grupo diverso de 108 pessoas, com idades entre 25 e 75 anos. Ao longo dos anos, em intervalos regulares, eles coletaram amostrar de fezes, sangue, pele, saliva e muco.
Os conteúdos coletados continham mais de 135 mil moléculas diferentes (incluindo RNA, proteínas, citocinas, lipídios e metabólitos), além de micróbios (bactérias, vírus e fungos que viviam nos intestinos e na pele dos participantes).
Ao contrário do esperado, cientistas notaram que 44 e 60 anos são os períodos em que o corpo mais sofre mudanças. Foi constatado que a abundância de moléculas não apresenta alterações graduais conforme a passagem do tempo.
Nessas duas etapas, segundo a pesquisa, foi registrado um aumento de problemas musculares, ósseos e cardiovasculares nos participantes.
Se gostou desse conteúdo, leia também:
Teste: descubra qual ano mais feliz da sua vida a partir da data de nascimento
Advogada faz alerta para quem anda de avião com frequência no Brasil
Mulher ganha R$ 300 após descobrir que estava ficando com homem casado
Advogada revela qual o melhor dia da semana que quem quer sair da empresa deve pedir demissão
Assim, siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e nas redes sociais e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo em tempo real para você!