A verdadeira razão por trás das manchas vermelhas nos ovos

Por trás dessa casquinha quebradiça, há muito mais ciência do que a gente imagina

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
A verdadeira razão por trás das manchas vermelhas nos ovos
(Foto: Reprodução)

Você já se preparou para aquele café da manhã caprichado, abriu um ovo e… plim! Lá está: manchas vermelhas manchas vermelhas nos ovos. “Pronto, estraguei tudo. Vou virar assassino de pintinho”, você pensa. Mas calma lá, amigo(a) da frigideira! Antes de descartar esse pobre ovo e colocar a culpa no destino cruel das galinhas, é hora de entender o que realmente está acontecendo ali.

Desde que o mundo é mundo (e o ser humano é humano), o ovo faz parte da nossa dieta. E, entre todos, o campeão do consumo é o de galinha. Por trás dessa casquinha quebradiça, há muito mais ciência do que a gente imagina.

Vamos à anatomia básica: o ovo tem três partes principais. A casca – feita de carbonato de cálcio – serve como uma armadura. Dentro dela, está a gema, que é o “pacotinho de nutrientes”, cheia de calorias e vitaminas. Já a clara é majoritariamente água (quase 90%) com um pouco de proteína, minerais e vitaminas.

A verdadeira razão por trás das manchas vermelhas nos ovos

Essa pequena surpresa, que por vezes aparece na gema ou até na clara, é apenas um vestígio de sangue – geralmente resultado do rompimento de um vaso sanguíneo durante a ovulação da galinha. Em outras palavras: é como se fosse um “acidente de percurso” natural do processo.

Não, o ovo não está estragado. E, não, você não vai encontrar um pintinho se continuar cozinhando. A presença dessa mancha não altera o valor nutricional, não representa perigo à saúde e não significa que o ovo foi fertilizado. Ufa!

Inclusive, muitas vezes essas manchas nem chegam até a sua cozinha porque os ovos passam por um processo de triagem antes de serem embalados. Mas alguns escapam do radar. E tudo bem.

Se isso acontecer com você, basta remover a manchinha com a ponta de uma faca ou colher. E vida que segue.

Em tempos de fake news até no mundo culinário, saber diferenciar o mito da clara verdade (com o perdão do trocadilho) é um verdadeiro banquete de informação.

Siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade