Jornais e sites pelo mundo repercutem condenação de Jair Bolsonaro

Ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Folhapress Folhapress -
Ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)
Ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil/Arquivo)

A maioria dos principais veículos de comunicação estrangeiros repercutem a formação de maioria no Supremo Tribunal Federal pela condenação ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus que compõem o núcleo central da trama golpista.

Veja abaixo o que dizem alguns dos sites internacionais.

*

EL PAÍS

O jornal espanhol destaca a condenação de Bolsonaro pela “tentativa de golpe contra Lula” na chamada principal de seu site e afirma que o Brasil “dá um passo importante contra a impunidade” no país. Ao classificar de “julgamento politicamente mais significativo do Brasil nos últimos anos”, o veículo contrapôs a decisão tomada apesar “da forte pressão de Donald Trump”.

THE NEW YORK TIMES

O veículo americano aponta a “vasta conspiração” pela qual Bolsonaro foi acusado, e fala em “momento crucial” do julgamento que “testou a maior democracia da América Latina”.

THE GUARDIAN

O veículo britânico aponta que o ex-presidente brasileiro pode enfrentar “pena de prisão de décadas” ao ser condenado por “tentar se agarrar ao poder à força” depois da derrota em 2022. O jornal ainda destaca as ações do “populista de extrema-direita” durante a pandemia e no combate às mudanças climáticas como pontos que o responsabilizaram e, com a condenação, geraram uma “euforia progressista com sua queda”.

BBC

A emissora britânica BBC escreve sobre a condenação pela “conspiração golpista” de Bolsonaro e aponta que o ex-presidente pode enfrentar “décadas de prisão”.

PÚBLICO

Um dos maiores jornais de Portugal, o Público destaca como sua principal manchete a “decisão histórica” que condena Bolsonaro por golpe de Estado. Também pontua, durante o texto, a fala do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre conceder indulto ao ex-presidente caso seja eleito para este posto em 2026.

THE WASHINGTON POST

O veículo americano titula a notícia pela “tentativa de golpe e conspiração para assassinato” liderados por Bolsonaro. Ainda destaca, além disso, que o ex-presidente se torna o primeiro “condenado por tentar minar a maior democracia da América Latina”.

LA NACION

O jornal da Argentina pontua a condenação na página principal de seu site como “histórica”, e ainda destaca, ao longo do texto, Bolsonaro como “o grande ausente”, devido ao fato de o ex-presidente não ter comparecido às sessões do julgamento.

CLARÍN

Também argentino, o Clarín destaca as condenações que pesam sobre Bolsonaro, além das discussões acerca da impossibilidade de anistia para os acusados neste caso.

Folhapress

Folhapress

Maior agência de notícias do Brasil. Pertence ao Grupo Folha.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Publicidade