Nerópolis vai ganhar nova imagem de Nossa Senhora Aparecida após incêndio que destruiu monumento
Nova estrutura deve ser inaugurada em novembro e praça passará por revitalização antes da instalação

Pouco mais de quatro meses depois do incêndio que destruiu a imagem de Nossa Senhora Aparecida na entrada de Nerópolis, o município já se prepara para receber um novo monumento. A expectativa é que a inauguração aconteça no dia 21 de novembro, acompanhada por uma missa campal.
A nova imagem está em fase final de produção em Pernambuco e deverá ser instalada somente depois da primeira quinzena de novembro, por causa das intervenções necessárias na base que irá sustentá-la.
As informações foram divulgadas pelo O Popular, que ouviu o padre Danilo Malta, pároco da Paróquia São Benedito, responsável por acompanhar a instalação do novo monumento.
Segundo o religioso, a parte logística e financeira foi viabilizada em pouco tempo, mas a estrutura que receberá a santa ainda precisa ser concluída.
A nova imagem deverá ter altura semelhante à anterior, mas contará com mudanças para reduzir o risco de um novo incêndio.
Nova estrutura terá proteção para velas
De acordo com informações apuradas pelo O Popular, a antiga imagem era feita de fibra de vidro e ficava praticamente no nível do chão, próxima ao local onde fiéis costumavam deixar velas.
Agora, o monumento será instalado sobre uma base de concreto com mais de dois metros de altura.
A estrutura terá espaços próprios para que os devotos possam acender e depositar velas, mantendo-as afastadas da imagem.
O projeto também prevê nova iluminação e um desenho mais próximo das características tradicionais de Nossa Senhora Aparecida.
Enquanto a Paróquia São Benedito ficará responsável pelo novo monumento, a Prefeitura de Nerópolis assumiu a revitalização da praça.
O projeto inclui troca do calçamento, instalação de novos bancos, plantio de árvores, criação de jardim, pintura e substituição do letreiro com o nome da cidade.
Incêndio foi causado por velas
Nos primeiros momentos, as forças de segurança trabalharam com diferentes hipóteses, incluindo ação criminosa, falha elétrica e velas deixadas no local.
Posteriormente, a investigação apontou que o incêndio foi acidental.
Segundo ele, cerca de duas horas depois, os próprios fiéis souberam que a imagem havia sido destruída.
“As investigações indicam que o dano foi culposo, não foi vandalismo ou intolerância religiosa”, afirmou o delegado.
A conclusão afastou a hipótese de ataque intencional que chegou a circular nas redes sociais após vídeos do incêndio serem compartilhados fora de contexto.
Imagem fazia parte da história da cidade
O monumento havia sido instalado em 2006, durante a gestão do então prefeito Wilmar Teixeira.
À época, ele afirmou ter custeado a estrutura com recursos próprios após receber graças relacionadas à saúde.
A imagem ficava em um dos principais acessos a Nerópolis e se tornou, ao longo dos anos, uma referência religiosa e visual para quem chegava ao município.
Siga o Portal 6 no Google News e fique por dentro de tudo!








