Primeiro jornal do Centro Oeste nasceu em cidade goiana e era impresso em máquina trazida da Inglaterra

A novidade chegou quando Goiás ainda enfrentava grandes dificuldades de comunicação e transformou um arraial do interior em referência para a imprensa regional

Leticia Teixeira Leticia Teixeira -
cineteatro pirenópolis
(Foto: Reprodução)

Quase dois séculos antes de notícias circularem instantaneamente por celulares, uma pequena cidade do interior de Goiás já protagonizava uma revolução na comunicação regional.

Em 05 de março de 1830, começou a circular no antigo Arraial de Meia Ponte, atual Pirenópolis, A Matutina Meiapontense, apresentada pelo Governo de Goiás como o primeiro jornal de todo o Centro-Oeste brasileiro.

A publicação nasceu a partir de uma tipografia financiada pelo comerciante e intelectual Joaquim Alves de Oliveira, que bancou a compra de um maquinário tipográfico importado da Inglaterra.

ARTIGO CONTINUA ABAIXO

A novidade surgiu em um contexto bastante diferente do atual. Goiás estava distante dos grandes centros políticos e econômicos do Império, as viagens eram demoradas e a circulação de informações dependia de correspondências transportadas por longos caminhos terrestres.

Uma tipografia no meio do interior

Antes do jornal, o próprio acesso a equipamentos de impressão já era um desafio. Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG) registra que a primeira tipografia da região Centro-Oeste foi adquirida com capital privado, depois de uma tentativa do governo provincial de obter recursos do Império não avançar.

Joaquim Alves de Oliveira acabou comprando a máquina com recursos próprios e instalando a chamada Tipografia Oliveira em Meia Ponte.

A operação exigia muito mais esforço do que simplesmente adquirir o equipamento. A máquina precisou ser trazida até o interior goiano em uma época de transporte lento e difícil, quando mercadorias percorriam grandes distâncias por estradas precárias e tropas de animais.

Pouco tempo depois da instalação, a tipografia começou a imprimir o jornal. O primeiro diretor da Matutina foi o padre Luís Gonzaga de Camargo Fleury, enquanto Joaquim Alves de Oliveira aparecia como proprietário da publicação. A Biblioteca Nacional também registra os dois nomes ligados diretamente ao periódico.

A história da imprensa local se conecta diretamente à própria trajetória de Pirenópolis, cidade que nasceu durante o ciclo do ouro e depois ganhou importância cultural muito além da mineração.

Jornal chegou a circular três vezes por semana

A Matutina não teve uma existência breve para os padrões da época. O jornal circulou entre 5 de março de 1830 e 24 de maio de 1834, totalizando 526 números, segundo registros da Biblioteca Nacional e da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Nos primeiros meses, as edições saíam duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras. Depois, a periodicidade foi ampliada para três edições semanais durante parte da trajetória do jornal.

Esse ritmo impressiona considerando as condições de produção da época. Cada página precisava ser composta manualmente na tipografia, com tipos móveis organizados letra por letra antes da impressão. Depois, o conteúdo ainda precisava chegar aos leitores por meios de transporte lentos e pouco regulares.

A Biblioteca Nacional classifica a publicação como periódica e registra que o acervo está preservado também em microfilme e em formato digital, permitindo que exemplares sejam consultados atualmente sem manusear os originais.

Notícias viajavam para outros estados

O alcance da publicação ia além de Meia Ponte.

O Governo de Goiás informa que exemplares eram distribuídos para outras áreas da própria província e também circulavam por Mato Grosso e Minas Gerais.

Isso dava ao jornal uma função que hoje parece simples, mas era estratégica naquele período: conectar uma região isolada a debates políticos, atos administrativos e acontecimentos nacionais.

A Matutina publicou, por exemplo, informações sobre a abdicação de D. Pedro I, ocorrida em abril de 1831, um dos episódios políticos mais importantes do Brasil daquele período. Também divulgava atas das câmaras legislativas e atos oficiais, funcionando na prática como uma espécie de veículo oficial para a administração da província.

Além de notícias e atos de governo, suas páginas recebiam correspondências, anúncios, literatura, crônicas e cartas de leitores. Esse material transformou o jornal em uma fonte valiosa para pesquisadores interessados em entender o cotidiano, os conflitos e as ideias que circulavam em Goiás no início do século XIX.

Pouca gente sabia ler

Há, porém, um detalhe importante para compreender quem realmente tinha acesso ao conteúdo.

A Alego registra que, no período, apenas cerca de 5% da população goiana era alfabetizada, enquanto aproximadamente um quarto da população era composta por pessoas escravizadas.

Isso significa que a circulação do jornal não deve ser entendida como algo semelhante à imprensa de massa moderna. O público leitor era restrito e concentrado principalmente entre integrantes das elites políticas, econômicas e religiosas.

A própria assinatura também não era barata. Segundo a Alego, três meses custavam 28 mil réis, valor comparado pelo próprio jornal ao preço de duas arrobas de boi.

Ainda assim, um exemplar não precisava necessariamente ser lido por uma única pessoa. Em sociedades com baixo índice de alfabetização, textos impressos podiam circular em rodas, repartições e espaços públicos e ser lidos em voz alta, ampliando indiretamente o alcance das informações.

Acervo permite ler o jornal quase 200 anos depois

O fim da Matutina ocorreu em maio de 1834, mas centenas de edições sobreviveram.

Hoje, a Biblioteca Nacional mantém registro eletrônico do periódico e informa que o material também está disponível por meio da Hemeroteca Digital Brasileira. Há ainda reproduções fac-similares que permitem consultar páginas preservando o formato original das edições.

O Arquivo Histórico Estadual de Goiás mantém uma hemeroteca voltada à preservação da imprensa goiana e desenvolve ações de digitalização de acervos históricos para consulta de pesquisadores e do público.

Esses exemplares permitem observar não apenas as notícias consideradas importantes na época, mas também anúncios, correspondências e discussões cotidianas que dificilmente apareceriam em documentos oficiais.

Pirenópolis virou berço da imprensa goiana

A importância da experiência foi grande o suficiente para associar definitivamente Pirenópolis à história da imprensa estadual. A cidade, então chamada Meia Ponte, tornou-se o lugar onde funcionou a primeira tipografia goiana e onde começou a circular o primeiro periódico do Centro-Oeste.

A própria trajetória do município ajuda a explicar por que isso aconteceu. Meia Ponte tinha importância econômica e cultural relevante no século XIX, mesmo distante dos grandes centros do país. O comércio, a produção agrícola e a presença de figuras com recursos suficientes para investir em iniciativas culturais criaram condições para que uma máquina trazida de fora do Brasil pudesse ser instalada ali.

A cidade ainda preserva outras marcas desse passado, e o centro histórico de Pirenópolis mantém construções e ruas ligadas aos primeiros séculos de formação do município.

A Matutina deixou de circular há quase dois séculos. Mesmo assim, as 526 edições sobreviventes mostram que, quando a comunicação entre Goiás e outras regiões ainda podia levar dias ou semanas, um arraial do interior já imprimia notícias, atos públicos, cartas e debates em uma máquina trazida da Inglaterra.

Leticia Teixeira

Leticia Teixeira

Estudante de Jornalismo e estagiária do Portal 6. É curiosa, apaixonada por comunicação e está sempre em busca de aprender, observar e contar boas histórias.