Escola goiana vence competição internacional de Matemática

Carlos Henrique Carlos Henrique -
Escola goiana vence competição internacional de Matemática

Duas turmas do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, em Iporá, foram premiadas na mais recente Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF). A turma do 9º ano conquistou Medalha de Ouro e a do 5º recebeu Menção Honrosa.  Com pouco mais de 200 alunos, a instituição ganha destaque nacional pela premiação.

A performance na competição abre a perspectiva de a escola participar, em dezembro deste ano, da 7° International Young Mathematicians’ Convention (Convenção Internacional de Jovens Matemáticos), que será realizada em Lucknow, na Índia. Com isso, a pequena escola do interior goiano, será a única representante do Estado na principal competição interclasses de Matemática do mundo e que, a cada dois anos, reúne estudantes de quase 30 países.

A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Cristina Alves Borges, explica que a confirmação da ida dos alunos à 7ª IYMC tem que ser oficializada até o  próximo dia 30 de agosto. Segundo ela, as despesas da viagem ficarão em torno de R$ 50 mil. “Esse foi o cálculo que fizemos para levar nossa delegação, que será integrada por cinco estudantes, um professor, um representante da Subsecretaria Regional e um do grupo gestor da escola”.

Arrecadação

Para viabilizar a participação da escola na competição internacional, a escola está realizando uma campanha de sensibilização da comunidade local para arrecadar os recursos necessários. Além de buscar patrocínio, os professores estão participando de programas de rádio destacando a importância do prêmio e divulgando o nome do colégio.

“Neste momento todo o apoio é necessário. Os meninos estão entusiasmados com a possibilidade de participarem de um evento educacional fora do Brasil. Para eles e para nós, isso é um fator de motivação importantíssimo. O fato de uma instituição de ensino pública e do interior alcançar resultados tão bons mostra que é possível fazer a diferença. Isso melhora a confiança e a autoestima não só dos alunos, mas também dos educadores”.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade