Tenha cuidado para não se frustar neste novo ano
Primeira semana do ano e já demos o primeiro e importante passo.
Sempre começamos com bastante entusiasmo e muitos planos.
A cada etapa de nossas vidas o essencial é manter a fé, a disciplina, a esperança, o bom ânimo, o amor e a gratidão sabendo que tudo coopera para o nosso bem.
O coração inconstante e de ânimo frágil enxerga tudo o que se inicia com temor, medo, desânimo e um pouquinho de “tanto faz” não conseguindo manter a fé dentro do coração. Em um dado momento a pessoa está sentindo uma intensa empolgação e em outro frustração.
A empolgação nos tira o olhar da verdadeira realidade e das possibilidades, mas o bom ânimo nos ajuda a começar, re-começar, continuar e suportar tudo a despeito das adversidades. O importante não é se o mar está pra peixe, mas as tentativas em fé de lançar a rede.
A alma que caminha sem duvidar, mesmo não vendo nada e não tendo coisa alguma em mãos, compreende e explica a si mesmo que a confiança é um bem de que sua própria existência depende. E quando seu olhar foca em fé nessa confiança, seu espírito em humildade adquire sabedoria.
O ser que faz da simplicidade seu caminho, tem olhos para ver, ouvidos para ouvir, sabendo que o Amor de Deus em tudo o assiste.
O Soberano criador não pensa de forma engessada e condicionada como suas criaturas. A forma de Ele agir não é a mesma que a nossa. Assim como os céus está acima da terra, Suas ações estão infinitamente acima da nossa.
Assim como a chuva desce dos céus e não volta antes de ter irrigado, a terra, cumprindo o seu papel de fazer com que as plantas brotem, cresçam e deem seus frutos matando a fome dos famintos, as palavras de Deus não voltam vazia.
Aquele que confia no amor de Deus ganha a serenidade da sabedoria, seu coração se enche de entusiasmo para enfrentar o que vier, para continuar trilhando seu caminho existencial com simplicidade e enxergando cada etapa com bom ânimo.
Assim sendo, viveremos em alegria e provando da paz que excede o entendimento, as contingências não ditarão nossas emoções – seremos conduzidos a uma vida plena com a nossa existência acontecendo como evidências vivas que darão testemunho de um amor inexplicável do Eterno por nós!
Deniza Zucchetti é professora por vocação, quase Relações Internacionais, escritora por amor nas horas vagas e mãe de dois lindos filhos em período integral. Escreve todos os sábados.