Por que novos caminhões da Hyundai não devem ser fabricados em Anápolis

Impacto na geração de empregos e arrecadação de impostos poderiam ser semelhantes aos previstos com a fabricação de carros chineses

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -

Em tratativas para compra da fábrica da Ford em São Paulo, o Grupo CAOA pretende usar o mesmo parque para fabricar a linha Xcient de caminhões pesados da Hyundai.

Atualmente, a montadora produz em Anápolis os de categoria leve HR e HD80, disputando diretamente o mesmo mercado da marca estadunidense.

A presença dos modelos coreanos Xcient P440 e Migthy no pátio da fábrica goiana já gerou especulações sobre a possibilidade, antes nunca negada pela CAOA, deles serem fabricados por aqui.

No entanto, ela passa a ser remota tendo em vista que fabricar esses caminhões em São Paulo atenderia mais satisfatoriamente os planos da empresa para brigar pelo mercado sul-americano, que goza de isenção fiscal pelos tratados do Mercosul.

Em tempo

Os investimentos recentes da CAOA na fábrica de Anápolis, a partir da produção dos carros da chinesa Chery, devem somar mais de R$ 2 bilhões e gerar cinco mil empregos diretos e indiretos.

A montagem de caminhões pesados da Hyundai poderia ter impacto semelhante na geração local de postos de trabalho e arrecadação de impostos.

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