Está preparado para a semana mais quente do ano em Anápolis?

Sensação térmica pode chegar aos 40ºC nos bairros com mais concreto e menos arborização

Danilo Boaventura Danilo Boaventura -
Temperaturas devem subir em Goiás nesta sexta-feira (15). (Foto: Reprodução)

A combinação de baixa umidade do ar mais altas temperaturas é típica de desertos como o do Saara, na África. No entanto, já há mais de 30 dias, essa tem sido a mesma realidade climática em Anápolis.

E é possível, conforme estimativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que a situação do tempo piore na cidade.

Durante esta semana está prevista a elevação das máximas, que devem chegar aos 37º C e atingir 40º C de sensação térmica nos bairros com mais concreto e menos arborização.

Tanto calor ainda não havia sido registrado pelos órgãos e entidades de aferição metereológica, como o Climatempo e o próprio Inmet.

A boa notícia é que haverá uma maior amplitude térmica, já que as mínimas devem girar entre 17º C e 20ºC durante as madrugadas.

Se cuide

Diminuir os  efeitos perversos do calorão e da baixa umidade requer cuidados diários, que passam sobretudo por uma boa hidratação e alimentação saudável.

“Antes de qualquer coisa, é sempre importante a pessoa assumir uma alimentação saudável e se hidratar bastante. Além disso, quando estiver em casa, deixar o ambiente livre para a circulação de ar, bem limpo e sem a presença de objetos que acumulem poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia”, aconselha a pneumologista Valéria Martin.

Segundo a médica, evitar ter contato com a poluição também é fundamental, uma vez que a baixa umidade deixa as vias aéreas da narina ainda mais sensíveis.

“Fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar”, lembra.

Um bom auxiliar deste período é o umidificador ou uma toalha molhada, que ajudam a melhorar a qualidade do ar em ambientes fechados.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade

+ Notícias