Suspeita da variante Delta em Anápolis: já é o momento de se preocupar?

Além de mais transmissível, ela provoca sintomas diferentes dos causados pela cepa original. Médico infectologista alerta para os cuidados para evitar a disseminação

Rafaella Soares Rafaella Soares -
(Foto: Divulgação / Peter Ilicciev)

Desde o anúncio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) de que há em Anápolis um caso suspeito da variante Delta do novo coronavírus, são várias as pessoas que ficaram ainda mais preocupadas e apreensivas.

Isso porque ela, além de mais transmissível, provoca sintomas específicos semelhantes aos de resfriados, diferentes dos causados pela cepa original, e faz com que as pessoas não deem a devida importância e continuem circulando.

Em conversa com o Portal 6, o infectologista Marcelo Daher explicou que o momento é de alerta, já que a Delta “vem ganhando espaço e é uma das únicas variantes que está circulando em todos os continentes”.

“É uma variante que provavelmente vai dominar pelas suas características, que são maior transmissibilidade, necessidade de menor carga viral para causar a doença e capacidade de escapar, em parte, da imunidade da vacina, não causando doença grave, mas sendo capaz de infectar”, explicou.

Marcelo Daher é médico infectologista em Anápolis. (Foto: Vanúbia Corrêa)

Atualmente, o Distrito Federal já passa por um surto da cepa e, conforme a SES-GO, ainda não há detecção de transmissão comunitária em Goiás.

No entanto, conforme o infectologista, a situação pode mudar, uma vez que a previsão é que a Delta ainda seja responsável por muitos dos casos registrados no futuro, não apenas em âmbito local, mas mundial.

“A preocupação agora é em continuar mantendo os cuidados. [As pessoas] precisam preocupar em evitar aglomerações e não achar que a doença está sob controle, porque ela não está”, pontuou.

“Os casos estão acontecendo e não é hora para relaxar, até porque a vacinação caminha a passos lentos. A gente precisa acelerar [a imunização] e tentar manter a transmissão em um baixo nível. Quando a vacinação tiver andado bastante, vamos ter mais tranquilidade”, acrescentou.

Anápolis registra o primeiro caso suspeito da variante Delta, afirma SES

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade
PublicidadePublicidade