Entenda os perigos em reaquecer o arroz

Prato é sinônimo de versitilidade e nutrição, mas saiba que há riscos ao reaquecê-lo diversas vezes

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
Quantas vezes o arroz pode ser esquentado antes de ser um risco para a saúde?
(Foto: Reprodução/Segredos do Mundo)

Na correria do dia a dia, às vezes, buscamos o máximo possível de versatilidade, principalmente, na alimentação. E quando se trata de versatilidade e nutrição, o arroz é um dos que melhor se desempenha. 

Basicamente, o arroz apresenta diversos benefícios. Por exemplo, fonte de energia, contém vitaminas do complexo B, tem alto teor de fibra. Além de baixo percentual de gordura e mantém a saciedade por muito mais tempo.

No entanto, o arroz cru contém esporos da bactéria Bacillus cereus. Em que, podem causar intoxicação alimentar se não forem seguidos os devidos cuidados no preparo desse alimento.

Para quem não entende muito bem, Bacillus cereus está presente em outros alimentos secos, como o macarrão. Aliás, o problema é que ele tem a capacidade de sobreviver a certos tipos de cozimento .

Intoxicação alimentar por comer arroz

Para entendermos bem, depois de cozinhar esse alimento, os esporos do Bacillus cereus podem se tornar bactérias. A medida que o arroz for deixado em temperatura ambiente por muito tempo. Logo, o microrganismo se multiplica e produz toxinas que podem causar intoxicação alimentar.

Portanto, ao comer o grão contaminado com essa bactéria, as pessoas podem apresentar vômitos e diarreia. Entretanto, esses sintomas são relativamente leves e geralmente duram cerca de 24 horas.

Quantas vezes o arroz pode ser reaquecido?

Apesar de tudo isso, o arroz pode ser reaquecido sem nenhum risco à saúde. Veja as recomendações:

1. Lave bem as mãos ao preparar os alimentos;

2. Sirva imediatamente depois de cozido ou leve à geladeira rapidamente (de preferência em uma hora);

3. Não guarde na geladeira por mais de um dia antes de reaquecê-lo;

4. Quando reaquecido, certifique-se de que esteja “fervendo” completamente antes de servir;

5. Não reaqueça mais de uma vez.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade