6 benefícios da caminhada e o que você precisa saber para começar a praticar

Vantagens para saúde vão desde prevenção de doenças no coração até melhoramento do sono

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
6 benefícios da caminhada e o que você precisa saber para começar a praticar
O ideal para um adulto é caminhar por volta de 40 minutos, 3 vezes por semana. (Foto: Reprodução)

Se entre seus planos de ano novo está começar uma vida mais saudável e se você é daqueles que não curte muita musculação, você está no lugar certo! Hoje vamos te falar alguns benefícios da caminhada, para você já começar praticar amanhã, sem desculpas! Vem com a gente!

6 benefícios da caminhada:

1. Função cerebral

Primeiramente, se você caminhar por volta de 40 minutos, 3 vezes por semana, haverá um crescimento na região de seu hipocampo cerebral. Isso significa que ajuda a melhorar a função cerebral, prevenindo o Alzheimer e a demência com o avançar da idade.

2. Energia

Isso não é mistério para ninguém, depois de uma boa caminhada, adquirimos um gás a mais em nosso dia! Basicamente, caminhar é um exercício que lubrifica as juntas e energiza seu corpo inteiro sem estressar ou exaurir.

3. Combate à depressão

Em seguida, a caminhada constante é um eficiente antídoto a longo prazo contra a depressão. Além disso, mesmo sem estar deprimido, caminhar pode melhorar o seu humor, assim como estimular sua criatividade.

4. Melhora o sono

A verdade é que, quem pratica uma boa caminhadinha consegue um sono mais profundo e reparador. Ademais, durante a noite ocorre o pico de produção de GH, hormônio do crescimento, que tem papel fundamental no processo de renovação celular e na construção dos músculos.

5. Previne doenças cardiovasculares

Entre os benefícios da caminhada, temos um fortalecimento do músculo do coração, que relaxa os vasos, diminuindo a pressão. Logo, por controlar a pressão, a prática também ajuda na prevenção de derrames e infartos.

6. Trabalha os músculos

Por fim, se você quer definição na região do abdome, panturrilha e glúteos, faça uma caminhada! Isso porque, como o pé acaba por ter mais contato com o solo sempre que caminha, o tempo de contração da musculatura da perna é maior.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.