6 xingamentos que os brasileiros pararam de usar no dia a dia e deixaram saudades

Bastante utilizados para extravasar a raiva, já houveram alguns palavrões que foram bastante usados e hoje caíram no esquecimento

Pedro Hara Pedro Hara -
6 xingamentos que os brasileiros pararam de usar no dia a dia e deixaram saudades
Arnaldo, personagem de Rodrigo Phavanello, era chamado de paspalho da novela O Profeta da TV Globo. (Foto: Reprodução)

Quem nunca extravasou a raiva falando um palavrão, não é mesmo? A prática é bastante comum, entretanto existem alguns xingamentos que os brasileiros pararam de usar e que deixaram saudades.

Para relembrar alguns destes insultos, preparamos uma lista com alguns que já foram bastantes populares. Quem sabe eles até voltam a moda, não é mesmo?

6 xingamentos que os brasileiros pararam de usar no dia a dia e deixaram saudades

1. Mequetrefe

Antigamente usávamos este palavrão para se referir a alguém que não possuía muita significância ou valor. “Fulano é muito mequetrefe” ou “Esse mequetrefe aí não sabe de nada”.

2. Calhorda

Com um significado bastante parecido com o primeiro, chamamos de calhorda aquelas pessoas que são desprezíveis ou que não possuem nenhum caráter.

Outra palavra semelhante e que pode ser usada no mesmo caso é “pulha”.

3. Mentecapto

Atualmente, para se referir a alguém que não possui inteligência, costumamos chamar a pessoa de burra. Entretanto, no século passado, um xingamento bastante comum era o mentecapto.

Além deste primeiro exemplo, é possível usar a palavra para designar alguém que perdeu o juízo ou a razão.

4. Chato de galocha

Esta era usada para se referir a alguém que fosse muito chato ou socialmente desagradável. Não basta apenas a pessoa ser chata, ela precisa ser um chata de galocha, ou seja, extremamente chata.

5. Paspalho

Era habitual chamar de paspalho qual pessoa que fosse inútil. Entre outros significados, podemos usar a palavra para designar alguém que age como tolo ou pessoa petulante.

6. Patife

Por fim um xingamento que ficou bastante popular no século passado foi patife. Podemos dar a alcunha de patife para alguém que não possui vergonha ou é indigno.

Em outros casos, também é possível ofender desta forma algum indivíduo que seja covarde.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade