6 sintomas poucos conhecidos da diabetes que podem indicar que você tem a doença
Pequenos detalhes no corpo podem ser grandes alertas para você cuidar da saúde; esteja em alerta
Diabetes é aquela típica doença que se inicia silenciosa e só começa apontar sinais alarmantes quando se encontra nos estágios mais avançados.
No entanto, existem alguns pequenos sintomas poucos conhecidos que podem apontar que você está adoecido e ainda há tempo de tratar.
Vale ressaltar que existem três tipos de diabetes: o tipo 1, tipo 2 e a gestacional, que pode ocorrer com pessoas grávidas.
Nos casos mais avançados, a doença pode acarretar diversos problemas como: retinopatia, nefropatia, neuropatia, pé diabético, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e até mesmo, a morte.
Portanto, fique atento nesta lista que separamos para você descobrir se este é seu caso.
6 sintomas poucos conhecidos da diabetes que podem indicar que você tem a doença:
1. Fome e sede em excesso
Em casos isolados, esses sintomas podem significar bastante coisa. No entanto, ainda sim são sintomas clássicos da diabetes.
A descompensação da doença causada pelo excesso de glicose no sangue pode ocasionar um quadro grave que recebe o nome de cetoacidose diabética – responsável pela fome e sede excessiva.
Neste caso, é essencial a internação para a reposição necessária de insulina.
2. Perda de peso inusitada
Com a ausência de insulina, a glicose fica impedida de adentrar nas células, que permitem ela realizar o ‘trabalho’ de fornecer energia.
Ou seja, o corpo começa a entender que é necessário buscar energia nas fontes estocadas, gastando as gordurinhas que restavam.
Portanto, se perceber perda de peso inusitada, sem mudanças nos hábitos, fique em alerta!
3. Urina excessiva
Devido ao excesso de açúcar acumulado no sangue, o corpo naturalmente entende que será preciso expelir tudo para fora.
Os rins acabam sendo responsabilizados por este processo, resultando nas frequentes idas ao banheiro.
4. Irritação na pele
Um outro grande sintoma comum entre diabéticos é a pele mais ressecada.
Isso porque o ‘sistema de barreira’ para evitar a perda de água pela pele também é prejudicado por essa doença, permitindo que a pele fique menos hidratada.
Diante desse ressecamento, a aparição de dermatites ficam mais comum atrás das orelhas, couro cabeludo, pele facial e tronco.
Vale salientar que essa condição pode ser ainda mais agravada quando há ainda o costume de banhos muito quentes e falta de hidratação. Fique atento aos sinais!
5. Infecções constantes
A diabetes é uma doença capaz de desestabilizar todo o sistema imunológico, ou seja, a defesa do corpo acaba ficando mais fraca.
Se pode está notando infecções frequentes – urinárias, na pele, nos olhos e afins – ou até mesmo gripes virais resistentes, fique em alerta e procure um médico o quanto antes.
6. Problemas de visão
Quando os níveis de glicose no sangue aumentam, é comum que a mácula – área da retina responsável pela precisão da visão – fique mais inchada.
Com isso, ela dificulta que os olhos foquem em algum ponto específico. Ou seja, a visualização fica mais embaçada.
Aviso: Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!