6 hábitos no almoço que quem tem diabetes deve evitar

Alguns hábitos, mesmo que pareçam inocentes, podem atrapalhar o tratamento e com isso, causar sérias consequências para a saúde

Isabella Valverde Isabella Valverde -
6 hábitos no almoço que quem tem diabetes deve evitar
Um grande erro e que deve ser evitado ao máximo pelos diabéticos é não almoçar em um horário específico e regulado. (Foto: Reprodução)

A diabetes é um problema de saúde crônico que requer total atenção do paciente com o diagnóstico e a mudança de alguns hábitos que antes eram comuns.

A doença exige um cuidado maior em relação aos alimentos ingeridos, assim como uma necessidade de praticar exercícios físicos e manter o sono bem regulado.

Com o diagnóstico, cada ponto de atenção apontado pelo médico é essencial para manter o controle da diabetes e evitar problemas maiores.

Alguns hábitos, mesmo que pareçam inocentes, podem atrapalhar o tratamento e com isso, causar sérias consequências para a saúde.

Então, separamos alguns destes que quem possui diabetes deve deixar de lado para se proteger.

6 hábitos no almoço que quem tem diabetes deve evitar

1. Sucos e refrigerantes 

No horário de almoço, diversas pessoas possuem o costume de tomar um suco ou um refrigerante junto com a comida.

Porém, esse hábito é perigoso para aqueles que possuem diabetes!

Isso porque os sucos e refrigerantes encontrados no mercado costumam contar com uma grande quantidade de açúcar, o que é um grande problema para os diabéticos.

2. Horário de almoço desregulado 

Um grande erro e que deve ser evitado ao máximo pelos diabéticos é não almoçar em um horário específico e regulado.

Pular as refeições ou comer em horários bagunçados pode acabar trazendo algumas consequências para a saúde da pessoa com a doença.

3. Carboidratos em excesso 

Por mais que as refeições com bastante carboidratos possam ser deliciosas, as pessoas diagnosticadas com diabetes precisam ter um cuidado redobrado com a alimentação.

O ideal indicado por diversos médicos é que as mulheres diabéticas não comam mais do que três fontes de carboidrato durante a refeição e os homens não ultrapassem cinco.

4. Batata frita 

A batata frita no almoço já se tornou um hábito para o brasileiro, principalmente em alguns pratos considerados mais especiais.

Porém, ela pode ser uma vilã para o diabético, já que possui altos índices de gordura.

5. Sobremesa 

Por mais irresistível que possa parecer, as sobremesas repletas de açúcar devem ser evitadas ao máximo pelas pessoas que possuem diabetes.

Mas, nesse caso é possível optar por opções saudáveis para não ficar sem um delicioso docinho depois do almoço.

6. Bebidas alcóolicas 

Mas especificamente no almoço dos finais de semana, sempre costuma bater aquela vontade de tomar alguma bebida alcóolica junto com os familiares ou amigos.

No entanto, bebidas como cervejas, vinhos e destilados devem ser evitadas por pacientes com qualquer tipo de diabetes.

Aviso. Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.