Será que o estresse está interferindo na sua saúde? Descubra se você está estressado ou apenas cansado

O estresse é um mecanismo fisiológico do organismo que nos ajuda a sobreviver. Porém, quando esse estresse é recorrente, o corpo não consegue mais voltar ao estado normal e o efeito do estímulo estressante acarreta consequências danosas

Ana Teixeira Ana Teixeira -
(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas se queixam de estresse após um dia cheio, trabalho em demasia, trânsito intenso ou uma maratona de atividades domésticas, porém a palavra certa para isso é cansaço, e saber diferenciar estresse de cansaço faz toda a diferença.

Um relatório intitulado Stress in America 2020: A National Mental Health Crisis, publicado pela American Psychological Association, mostrou que a maioria dos países estão em uma epidemia de saúde mental relacionada ao estresse e que isso pode resultar em várias consequências para a saúde a longo prazo. Por isso, identificar se você está estressado é fundamental.

O estresse, na verdade, é um mecanismo fisiológico do organismo que nos ajuda a sobreviver, porém, quando esse estresse é recorrente o corpo não consegue mais voltar ao estado normal e o efeito crônico do estímulo estressante acarreta consequências danosas ao nosso organismo.

A condição de estresse crônico pode influenciar negativamente a resposta de feedback negativo associada à regulação da resposta ao hipotálamo-hipófise-adrenal, acarretando na produção excessiva de cortisol, que pode gerar impacto na glicemia e na pressão arterial, aumento de mediadores inflamatórios e até dificuldade na perda de peso.

É preciso ficar atento aos sinais de estresse. Pessoas que não se levantam com a mesma disposição, não tem a mesma energia para realizar suas atividades diárias, percebem mudanças no comportamento, se irritam com os outros facilmente, não conseguem dormir, ou mesmo dormindo a noite inteira, não acordam descansadas, pois o sono não foi reparador provavelmente está sofrendo com essa condição.

O gerenciamento do estresse pode ser alcançado de duas formas: Reduzindo a exposição ao estressor(es) ou praticando técnicas que aliviam o estresse. Exercícios de respiração, meditações guiadas, e a pratica de um exercício físico que você tenha prazer em realizar são algumas dicas para aliviar o estresse.

Ana Teixeira é nutricionista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Nutrição Funcional pelo Instituto VP e Nutrição Esportiva e Obesidade pela Universidade de São Paulo (USP). Tem consultório próprio em Anápolis e escreve todas as quartas-feiras no Portal6. Siga-a no Instagram.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.