Descubra a verdadeira origem do sobrenome Souza
Até mesmo as próprias pessoas que possuem o sobrenome Souza não costumam saber sua verdadeira origem, ficando apenas na curiosidade
Não importa a maneira como se escreve, mas é inegável dizer que o sobrenome Souza é um dos mais populares em solo brasileiro, sendo até mesmo bastante difícil não conhecer uma única pessoa que o carrega.
Uma prova dessa popularidade é que até mesmo artistas possuem o nome, como a atriz Fernanda Souza, o atleta Douglas Souza e o amado cartunista Maurício de Sousa.
No entanto, por mais que seja extremamente popular, a maioria da população não faz a mínima ideia de como se deu a origem do apelido.
Até mesmo as próprias pessoas que possuem o sobrenome Souza não costumam saber sua verdadeira origem, ficando apenas na curiosidade.
Por isso, separamos a origem da tão famosa nomenclatura para acabar de vez com esse tão antigo mistério.
Descubra a verdadeira origem do sobrenome Souza
Acredita-se que Souza seja um sobrenome toponímico de origem portuguesa, ou seja, surgiu a partir de uma localidade, mais especificamente, às terra de Sousa, juntamente ao rio que carrega o mesmo nome localizado em Foz do Sousa, em Portugal.
Inclusive, acredita-se que o primeiro a utilizar o apelido foi o senhor da terra de Sousa e membro de uma das famílias mais ilustres e antigas de Portugal, Dom Egas Gomes de Sousa, ainda durante o século XI.
No entanto, outros estudiosos também acreditam que o sobrenome se originou na verdade em Roma e posteriormente foi também adotado pelos portugueses.
Essa teoria surgiu do fato de Souza se tratar de uma forma “aportuguesada” da palavra latina “saxa”, que traduzindo significa literalmente rocha ou pedras.
A hipótese se sustenta ainda mais no fato de que “Saxa” era considerado um sobrenome bastante comum na Roma Antiga, assim como é a sua forma aportuguesada atualmente aqui no Brasil.
Teóricos da área apontam que um dos motivos que levou a popularização do apelido em terras brasileiras estaria ligado aos escravos, que possivelmente teriam herdado este nome das famílias que estavam ligados antes da abolição da escravatura.
Assim, historicamente o nome que antes pertencia a um importante membro de Portugal, passou a ser atribuído aos escravos e filhos bastardos de escravagistas com escravas negras.
Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!