O segredo das avós para cozinhar feijão que só quem é bom na cozinha aprendeu

Aquele feijãozinho livre de toxinas e super saboroso precisa de alguns toques de cuidado na hora de prepará-lo

Anna Júlia Steckelberg Anna Júlia Steckelberg -
cozinhar feijão
(Foto: Eduardo Knapp/Tuca Vieira/Folhapress)

Incluir os grãos em nossa alimentação é muito importante, porque nos fornecem carboidratos, vitaminas, sais minerais e fibras. Inclusive, saber cozinhar feijão, por exemplo, é essencial para captar todos esses benefícios e garantir os nutrientes que precisamos.

Além disso, preparar esse alimento corretamente é a melhor saída para quem quer aquele feijãozinho saboroso e cremoso na hora do almoço, com aquele verdadeiro gostinho de casa de avó.

O problema é que muita gente não sabe exatamente o que fazer e como ter sempre o perfeito arroz e feijão no prato de cada dia.

O segredo das avós para cozinhar feijão que só quem é bom na cozinha aprendeu

Segundo nossas queridas vovós, a primeira etapa para o feijão perfeito é deixá-lo de molho!

Para isso, deixe-o imerso na água por pelo menos 12 horas junto com caldo de dois limões, para que os grãos fiquem macios e eliminem toxinas, como aquelas que causam gases.

Feito isso, é hora de colocar os feijõezinhos na panela, nessa hora não ignore a quantidade de água!

Assim, para ter um feijão macio e caldo saboroso o ideal é colocar 1 xícara (chá) de feijão para 2 xícaras (chá) de água.

Em seguida, um bom feijão é aquele bem saboroso e gostoso. E para isso, que tal usar mais ingredientes além dos clássicos, como o louco, alho e cebola? Invista em ervas finas, manjericão, bacon e calabresa. Vai ficar delicioso!

Agora é hora de ligar o fogo e fechar a tampa da panela de pressão. Assim, quando pegar fervura e pressão, consequentemente, deixe os grãos cozinhar por 20 minutos em fogo baixo. E pronto!

Mas para aqueles que gostam de um caldo mais grosso, temos mais um passo: pegue umas duas colchas de feijão e bata no liquidificador. Após isso, devolva para a panela e veja o quanto ficará delicioso!

Por fim, não ignore a hora de armazenar seu feijão, fazendo isso de qualquer jeito. O ideal é, para quem gosta de congelar, usar pote de vidro hermeticamente vedado, assim vai garantir o sabor do alimento.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dra. Mirela Monteiro l Nutricionista (@dra.mirelamonteiro)

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade