Influenciador goiano com síndrome de down encontra Geraldo Alckimin e apresenta 21 propostas de inclusão
Reunião aconteceu no gabinete do político, que fica na Esplanada dos Ministérios, em Brasília


Conhecido nas redes sociais pelo ativismo em prol dos direitos das pessoas com deficiência (PcD), o influenciador goiano João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos, teve um encontro com o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSDB). Na ocasião, o jovem entregou um documento contendo 21 propostas voltadas à inclusão e cuidados de PcD’s.
A reunião aconteceu nesta quarta-feira (24), no gabinete do político, que fica na Esplanada dos Ministérios, no Distrito Federal (DF).
Ao Portal 6, o pai do ativista, João Bosco Bittencourt, afirmou que o encontro ocorreu a partir de uma solicitação do jovem feita ao ex-deputado Elias Vaz (PSB), para uma audiência com o vice-presidente.
Dentre as iniciativas apresentadas, estão: abertura de linhas de crédito especiais no BNDES para empresas que recebam o selo amigo da inclusão, criação do regime de cotas no quantitativo de candidatos a cargos eletivos, criação de programas de treinamento, além da capacitação profissional para pessoas com deficiências física e intelectual no Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Senar).
De acordo com o genitor, o compromisso seguiu de forma descontraída e contou até com elogios do ministro às propostas apresentadas pelo influenciador.
“Foi muito bacana. Ele recebeu o João de forma muito descontraída, parabenizou ele pela iniciativa e até gravou um vídeo elogiando. […] O João ficou bastante feliz e honrado pela audiência”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Para ele, a ação representa uma forma de inclusão das pessoas com deficiência, além de ser mais uma passo na luta contra o capacitismo – forma de discriminação e de preconceito social contra PcD’s.
“O que ele [João] quer agora, através dessa luta, é que o estado volte as atenções e suas ações para as pessoas que não possuem condições de ter acesso a alguns espaços que são necessários. Ele tá se colocando como um porta voz dessa bandeira e contra as pessoas que sofrem com o capacistimo”, explicou.
Apesar da conquista, novos planos já estão na mira do influenciador. Segundo o genitor, o próximo passo é que um novo encontro seja realizado com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Janja.