Especialista goiana fala sobre remédio para perda de peso superior ao Ozempic

Medicamento recém-aprovado pela Anvisa pode ser utilizado para tratamento de diabetes e obesidade, mas possui restrições

Augusto Araújo Augusto Araújo -
Mounjaro é medicamento utilizado para tratar diabetes e obesidade. (Montagem: Divulgação)

Recentemente, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um novo medicamento para diabetes e obesidade, com efeito superior ao Ozempic – medicação comum para tais condições clínicas.

No entanto, em conversa com o Portal 6, uma especialista goiana fez um alerta para quem pensa em usar o fármaco para perder peso.

Fabrícia Medeiros, endocrinologista que atua em Anápolis, apontou que, de fato, o medicamento, denominado como Mounjaro, funciona de uma forma semelhante, porém mais eficiente que o Ozempic.

Isso porque ele possui um princípio ativo – a tirzepatida – que ajuda mais na redução da glicose no sangue e na inibição da fome, aumentando a sensação de saciedade (em termos simples, fazendo a pessoa se sentir de estômago cheio).

No entanto, a médica pontuou que, de maneira alguma, um paciente deva usar qualquer uma dessas medicações para perder peso, sem indicação e acompanhamento médico.

” Muita gente pensa que, por esses medicamentos serem injetáveis, eles queimam a gordura onde aplica, mas não é assim que ele funciona. O objetivo é ajudar a seguir a dieta de uma forma mais leve, sentindo menos fome. Não é uma cura milagrosa, é preciso também que se mude o estilo de vida para surtir um efeito”.

Além disso ela pontuou que o uso dos fármacos pode causar efeitos colaterais, como náuseas, diarreia ou constipação intestinal.

Fabricia também pontuou que pessoas que já tiveram casos de pancreatite (inflamação no pâncreas) não podem usar o medicamento.

Apesar de já ter sido aprovado pela Anvisa, o Mounjaro ainda não está sendo vendido no Brasil. Ele ainda terá de passar por processos burocráticos antes de entrar nas prateleiras das farmácias do país.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade