Itens que são um perigo e não podem ser colocados no micro-ondas

Apesar de ser muito útil, existem algumas regras para manter o bom funcionamento do eletrodoméstico e evitar uma tragédia

Gabriella Licia Gabriella Licia -
micro-ondas
Micro-ondas. (Foto: Captura via Youtube/Ilustração)

Utilizar o micro-ondas no dia a dia é uma das ações mais práticas e comuns, já que o eletrodoméstico permite uma infinidade de possibilidades, desde descongelar uma carne até preparar alguns pratos.

Acontece que, apesar de ser muito útil, existem algumas regras para manter o bom funcionamento do item, como por exemplo o estilo de recipiente usado para suportar os alimentos.

Pode parecer exagero, mas não é! Certos materiais podem derreter, prejudicando o alimento, quebrar ou até mesmo explodir o seu micro-ondas novinho. Não vale a pena correr o risco, certo?

Então, se quer ficar por dentro de quais materiais usar, confira as dicas que separamos logo abaixo!

Itens que são um perigo e não podem ser colocados no micro-ondas:

Para aquecer, descongelar e preparar qualquer alimento no micro-ondas, os recipientes de plástico são uma escolha bem popularizada. No entanto, é importante notar que os recipientes de vidro são preferíveis, pois têm uma maior capacidade de resistir ao calor.

Se for um plástico mais fininho, é bom não arriscar. Por exemplo: se a ideia for deixar uma água ferver ou uma carne descongelando por 15 minutos, opte sempre por recipientes de vidro.

Cerâmica e porcelana são materiais que suportam calor e frio, portanto, podem ser usados com segurança no micro-ondas. O silicone também é altamente resistente e, se o produto indicar, pode ser usado no micro-ondas.

Até mesmo produtos de papel, como pratos, copos, toalhas e guardanapos, podem ser usados no micro-ondas, mas por períodos de tempo curtos.

Agora, existe um alerta quanto ao vidro. Há dois tipos: o vidro convencional, que pode ser usado no micro-ondas, desde que a temperatura não ultrapasse 100 °C, e o vidro temperado, que é seguro para uso no micro-ondas devido à sua alta resistência a altas temperaturas.

O que não colocar em hipótese alguma?

Metais! Nada que tenha um pequeno pedaço de metal, que seja. Nada de alumínio, nem mesmo o papel alumínio. Isso porque eles podem provocar uma explosão no seu eletrodoméstico.

Evite colocar isopor também, pois ele pode derreter facilmente.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade