Saiba as melhores cidades de Goiás para se fazer negócios em 2023

Estado teve vários municípios bem posicionados nas diversas categorias

Maria Luiza Valeriano Maria Luiza Valeriano -
Vista aérea de Rio Verde. (Foto: Reprodução)

Goiás é terra fértil quando o assunto é um bom negócio, sendo que algumas cidades se destacaram entre as demais e conquistaram posições notáveis no ranking nacional no ano de 2023.

A pesquisa, realizada pela consultoria Urban Systems em parceria com a revista Exame apontou que diversas cidades são prósperas em setores para além do agronegócio, como o imobiliário, comércio e educação.

No ranking Melhores Cidades para fazer Negócios 2023, foram analisadas 319 cidades com mais de 100 mil habitantes. Neste cenário, na categoria do setor imobiliário, Goiânia se manteve na 6ª posição.

O número de empresas de construção civil cresceu 8,8% em 2023, responsável por 47 mil empregos. Aparecida de Goiânia também foi destaque, na 98ª posição.

Já no agronegócio, Rio Verde foi o município onde os negócios mais prosperaram, conquistando o 4º lugar. Em 2022, o gigante do setor havia chegado ao primeiro lugar, mas perdeu a posição, entre outras, para Barreiras (BA). Em seguida Goiás é representado por Itumbiara (89º) e Jataí (96º).

Quanto aos comércios, Goiânia foi destaque novamente, em 22º lugar, seguida por Senador Canedo (38º), Valparaíso (56º) e Planaltina (89º).

Na categoria de serviços, a capital ficou na 23º posição nacionalmente, enquanto outras quatro cidades tiveram saldos positivos, sendo elas Valparaíso (50º), Senador Canedo (51º), Planaltina (59º) e Anápolis (98º).

Na educação, os destaques foram Goiânia (16º) e Itumbiara (27º). Por fim, na nova categoria de saúde, a capital conquistou o 22º lugar, seguida por Planaltina (28º), Itumbiara (50º) e Aparecida de Goiânia (71º).

Vale destacar que não houve presença goiana no ranking da categoria industrial de 2023. Em 2022, Catalão havia conquistado a 5ª melhor cidade.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.