6 atitudes típicas de uma pessoa que não tem inteligência emocional

Reconhecer esses gestos típicos é o primeiro passo para ajudar ou se afastar de vez dessa pessoa

Ruan Monyel Ruan Monyel -
Mulher com cara de emburrada simbolizando pessoas que não tem inteligência emocional
(Foto: Ilustração/Pexels/Caique Araujo)

Uma pessoa que não tem inteligência emocional, geralmente, exibe um conjunto de comportamentos que podem afetar não apenas a sua própria vida, mas também as interações com os outros.

Essas atitudes, embora sejam despercebidas, refletem a total falta de controle e compreensão das próprias emoções, além da dificuldade em lidar com situações que envolvem sentimentos.

Reconhecer esses gestos típicos é o primeiro passo para ajudar ou se afastar de vez dessa pessoa. Ficou curioso? Leia até o fim e descubra quais são essas particularidades.

6 atitudes típicas de uma pessoa que não tem inteligência emocional

1. Falta de maturidade

Abrindo a lista, a falta de maturidade para lidar com as frustrações ou fins de ciclos, são marcantes em quem é emocionalmente instável.

Brigar por não aceitar uma opinião, perseguir o ex-namorado por não entender que a relação acabou ou até mesmo ficar emburrado por não conseguir o que quer, são claros exemplos de imaturidade.

2. Age de maneira reativa

Uma pessoa com baixa inteligência emocional, muitas vezes, responde de forma exagerada a situações estressantes ou desafiadoras do dia a dia.

Elas podem ficar facilmente irritadas, frustradas ou chateadas diante de contratempos ou críticas, e essas emoções dominam sua capacidade de raciocinar e ficam à flor da pele, impossibilitando a resolução do problema.

3. Não aceita críticas, nem mesmo as construtivas

Uma pessoa que não tem inteligência emocional, pode ter dificuldade em lidar com críticas ou feedback negativos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Em vez de ver os toques como uma oportunidade de crescimento pessoal, elas podem interpretá-las como ataques e isso impede seu desenvolvimento como ser humano.

4. Dificuldade em controlar as próprias emoções

A capacidade de controlar as próprias emoções é uma habilidade fundamental da inteligência emocional.

Indivíduos que não a possuem, podem ter dificuldade em controlar impulsos, além de serem propensos a explosões, como raiva, ansiedade ou tristeza.

5. Não reconhece os próprios limites e fraquezas

A falta de autoconhecimento é outra característica comum daqueles que não tem inteligência emocional, principalmente quando elas não reconhecem os próprios defeitos.

Elas podem ter dificuldade em entender suas próprias limitações, necessidades e fraquezas, e isso pode levar a uma desconexão com os demais.

6. Nunca sabem o que querem

Por fim, para os imaturos é muito difícil ter em mente os objetivos a curto e a longo prazo, geralmente, eles não sabem o que realmente querem.

Eles costumam dar muita importância para opinião alheia, ou seja, acabam sendo levados por opiniões de terceiros e nunca traçam as próprias metas.

Siga o Portal 6 no Instagram: @portal6noticias e fique por dentro de todas as novidades em tempo real!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade