Alessandro Moreira, Jamil Calife e Vivian Naves devem perder o mandato
Com a retotalização dos votos, partidos como União Brasil, MDB e PT devem ganhar mais uma cadeira na Alego

Corre em segredo de Justiça no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás a ação para cassação da chapa do Progressistas de deputados estaduais eleitos no pleito de 2022.
Rápidas soube que ação está prestes a ter um desfecho e que, internamente no partido, existe a expectativa realista de que todos os parlamentares da legenda perderão o mandato.
Isso porque a Justiça Eleitoral tem como jurisprudência de que fraude na cota de gênero tem de ser punida com a cassação de toda a chapa.
A medida, extrema, tem como objetivo forçar os partidos a não recorrer a candidaturas laranjas para cumprir e respeitar a lei.
Além de evidências como a baixa quantidade de votos e ausência de ações de propaganda, as respostas de candidatas não foram convincentes para os desembargadores.
Uma das partes interessadas na ação teve a informação, que só será conhecida publicamente no voto da relatoria do processo, de que uma das candidatas nessa condição assumiu que recebeu dinheiro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem como premissa manter as cassações.
Sendo assim, os deputados Alessandro Moreira, Jamil Calife e Vivian Naves perderiam os mandatos.
Com a retotalização dos votos, partidos como União Brasil, MDB e PT devem ganhar mais uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Kajuru livre de ação por peculato no TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) acolheu o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e arquivou a ação que investigava o senador Jorge Kajuru (PSB) e o primeiro suplente Milton Mercez (PRD) pelo crime de peculato nas eleições de 2018.
Após a investigação, a conclusão do MPE é que não existe “justa causa ou elementos mínimos” para oferecer a denúncia.
Pré-candidato à vereador, presidente do Procon Goiânia é exonerado por Rogério Cruz
Presidente do Procon Goiânia, Júnior Café (PRTB) foi exonerado da presidência do Procon Goiânia por Rogério Cruz (Republicanos).
Ele é pré-candidato a vereador na capital e pediu a exoneração antes mesmo do prazo limite dado para aqueles que pretendem disputar as eleições deste ano, que se encerram em 06 de abril.
Leia também
Quem assume no lugar de Júnior Café é Raphael dos Santos, que até então ocupava o posto de chefe de gabinete de Relações Institucionais.
Amilton, Márcio Corrêa e Coronel Adailton posam juntos e levantam debate em Anápolis
A foto compartilhada neste final de semana pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB), onde posa ao lado do colega Coronel Adailton (SD), e o pré-candidato à Prefeitura de Anápolis, Márcio Corrêa (MDB), acendeu o debate em Anápolis.
Ainda sem manifestar apoio oficial a nenhum pré-candidato, Adailton estava em tratativas para endossar o projeto de Antônio Gomide (PT), mas a situação parece ter dado uma guinada a 180º.
Elder Galdino ganha ação por propaganda antecipada
O TRE-GO rejeitou a ação do MDB de Catalão contra Elder Galdino (Republicanos), pré-candidato à prefeitura do município, por propaganda eleitoral antecipada.
A alegação é de que houve nas redes sociais menções a pretensa candidatura durante a festa de aniversário de Galdino, que contou com a presença dos deputados estaduais Bruno Peixoto (UB) e Gustavo Sebba (PSDB), além da deputada federal Magda Mofatto (PRD).
No entanto, o entendimento foi de que as postagens foram “mera manifestação do exercício da liberdade de expressão”.
Nota 10
Para o serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás.
A especialidade recebeu nota 9,51 da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, sendo classificada com o conceito A.
Na última avaliação, realizada há cinco anos, o conceito era B-, quando a avaliação varia entre 7 e 7,9.
Nota Zero
Para Secretaria Municipal de Infraestruturas Urbana (Seinfra) de Goiânia, que apesar de anunciar a instalação de milhares de lâmpadas de led na capital, ainda deixa a população no escuro em diversas ruas da cidade, aumentando a sensação de insegurança.