6 dicas para curar o mau hálito que os dentistas dão para quem sofre com o problema

Quem o tem não percebe, mas incomoda muito os outros ao redor e nós vamos te ajudar com esse probleminha

Magno Oliver Magno Oliver -
6 dicas para curar o mau hálito que os dentistas dão para quem sofre com o problema
(Imagem: Ilustração/Captura de Tela/Youtube)

Acordar de manhã e sentir um mau cheiro vindo da boca pode até ser normal, mas ficar com ela fedendo por um dia inteiro é algo preocupante.

Você já teve mau hálito? Essa condição geralmente não é percebida por quem a possui, mas pode provocar um desconforto enorme nos outros ao redor.

O mau hálito, ou halitose, é um problema comum que pode afetar qualquer pessoa, mas suas causas nem sempre são óbvias quanto parecem.

De acordo com estudos recentes, a principal região anatômica responsável pelo mau hálito é a área posterior da língua, no fundo da cavidade oral.

A pesquisa revela que essa área recebe um fluxo menor de saliva e contém pequenas criptas nas quais se alojam diversas bactérias.

6 dicas para curar o mau hálito que os dentistas dão para quem sofre com o problema

(Imagem: Ilustração/Captura de Tela/Youtube)

1. Beba muita água

Beber água regularmente não é um pedido dos médicos por acaso, isso ajuda a manter a boca úmida, reduzindo o acúmulo de bactérias que causam o mau hálito. Além disso, a salivação é essencial para a limpeza natural da boca, eliminando resíduos de alimentos, células mortas e bactérias que ficam alojadas ao fundo da língua.

2. Escovação, fio dental e limpeza frequente da língua

Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar fio dental e limpar a língua diariamente são fundamentais para remover restos de comida e placas bacterianas da boca, que são principais causadores do mau hálito. Dessa forma, é importante não apenas escovar os dentes, mas também limpar a língua e as bochechas para garantir uma higiene bucal completa.

3. Consulta regular no Dentista

Consultas regulares ao dentista são essenciais para identificar e tratar problemas dentários que podem causar mau hálito, como cáries, gengivite e tártaro. Assim, é possível prevenir o desenvolvimento de problemas mais graves e manter o hálito fresco, a boca sempre limpa e bem cuidada. Quando foi sua última visita a um dentista?

4. Fuja de alimentos de cheiro forte

Alimentos como alho, cebola e café podem deixar o hálito com um odor extremamente desagradável. Evitar esses alimentos ou fazer bochechos com água após consumi-los pode ajudar a minimizar o problema. Lembre-se sempre de escovar os dentes após uma refeição.

5. A importância do enxaguante bucal

Enxaguantes bucais antissépticos ajudam a reduzir a quantidade de bactérias na boca, deixando-a mais fresca e limpa. No entanto, é importante escolher um enxaguante sem álcool para evitar o ressecamento da mucosa interna, que pode piorar o mau hálito a longo prazo.

6. Alimentação equilibrada

Por fim, essa é clichê, mas faz toda diferença nesse caso específico. Uma dieta rica em frutas, vegetais e alimentos ricos em fibras ajuda a promover a saúde bucal e reduzir o mau hálito, enquanto alimentos açucarados e processados podem contribuir para o aumento do problema na sua boca.

Atenção, leitores do Portal6

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista na área antes de começar qualquer tipo de tratamento.

E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se: 

Jovem é ameaçado de morte e tem os dentes quebrados durante entrega por aplicativo em condomínio de Goiânia

Saiba de quanto em quanto tempo você deve trocar a escova de dentes

Erick Jacquin toma banho e ironiza que ‘amanhã ele escova os dentes’

Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade