A forma simples para aprender diferenciar carne de primeira, segunda e terceira

Na hora de ir ao açougue, sempre rolou aquela dúvida de qual corte é qual, quem é o melhor, quem não é, não é mesmo? Vamos te ajudar agora

Magno Oliver Magno Oliver -
A forma simples para aprender diferenciar carne de primeira, segunda e terceira
(Foto: Pinterest)

Atire a primeira bandejinha de carne quem já foi no açougue e ficou sem entender muito bem como funcionam os cortes de carne, tipos, e quais são as classificações, não é mesmo?

Assim, é muito comum as pessoas se atrapalharem ao irem ao supermercado comprar a carne da semana pras refeições. Mas calma, que agora vamos conseguir entender melhor como funciona isso.

Dessa forma, geralmente isso ocorre porque as categorias de carnes de “primeira”, “segunda” e “terceira” não são padronizadas universalmente e podem variar de acordo com a região ou até mesmo o açougue em específico.

A forma simples para aprender diferenciar carne de primeira, segunda e terceira

A forma simples para aprender diferenciar carne de primeira, segunda e terceira

(Foto: Pinterest)

 

Em geral, “carnes de primeira” referem-se a cortes mais nobres e macios, como filé mignon e picanha. Enquanto que “carnes de segunda” podem incluir cortes menos nobres, porém ainda saborosos, como acém e coxão mole.

Assim, já á a “carne de terceira” é geralmente composta por cortes mais fibrosos e menos valorizados, como músculos e partes menos nobres do animal. Veja como ficam as divisões: Macias, menos macias, muito duras.

1. Carnes de primeira

Também lembradas como carnes de categoria “prime” ou “premium”, geralmente são conhecidas como as mais macias, suculentas e saborosas.

Assim, esses cortes provêm de áreas do animal que são menos trabalhadas, como o lombo e a parte superior das costelas. Eles tendem a ter pouca quantidade de colágeno, o que contribui para sua suculência e sabor.

Assim, as mais comuns são:

Alcatra

Filé mignon

Picanha

Patinho

Lagarto 

Contrafilé

Coxão mole

Maminha

Baby beef

2. Carnes de segunda

Esses cortes são de qualidade intermediária, vêm com menos marmoreio e, às vezes, uma textura um pouco mais firme. Assim, costumam ser mais duras e, geralmente, vêm de áreas do animal que são mais trabalhadas, como o peito e a parte dianteira das costelas.

Embora possam exigir técnicas de cozimento específicas para garantir a maciez, ainda podem ser deliciosas e saborosas, mas quando preparadas corretamente. São cortes de regiões de grandes movimentos do animal, como pescoço, tórax e a cabeça.

Assim, as mais comuns são:

Acém

Costela

Capa de filé

Coxão duro

Chuleta

Fraldinha

Músculo dianteiro

Paleta

Cupim

3. Carnes de terceira

Por fim, as peças de terceira também são conhecidas como carne de categoria “economy” ou “standard”. São tipicamente as mais acessíveis, mas também podem ser menos macias e suculentas.

Assim, esses cortes vêm de áreas tidas como mais “musculosas” do animal, como o pescoço e a parte inferior das costelas. Possuem uma maior camada de tecido conjuntivo. Elas podem exigir métodos de cozimento de longa duração, como assar lentamente ou cozinhar em panela de pressão, para torná-las macias e saborosas.

Assim, as mais comuns são:

Músculo
Pescoço
Ponta de agulha

E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se: 

6 carnes que ficam bem mais gostosas quando feitas na Air Fryer

Tradicional Casa de Carnes de Anápolis fecha parceria com o Zumm Delivery e agora oferece entrega para toda cidade

6 carnes que não são boas para cozinhar e muitas pessoas acabam comprando

Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

PublicidadePublicidade