Supermercados ficarão proibidos de vender produto que muitos ainda compram
Com o fim da pandemia de Covid-19, item volta a ser proibido e prateleiras de estabelecimentos devem ser esvaziadas até o fim de abril
A Justiça Federal manteve a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que cancela a comercialização de um item muito comum nos lares brasileiros e supermercados.
Os supermercados e estabelecimentos comerciais de todo o Brasil agora têm até o dia 29 de abril deste ano para encerrarem as vendas dele e esvaziarem as prateleiras.
As indústrias de produtos químicos chegaram a solicitar pedido para rever a determinação da agência, mas tiveram as solicitações negadas.
Supermercados ficarão proibidos de vender produto que muitos ainda compram
A normativa publicada pela Anvisa permitia que a venda de álcool etílico 70º INPM pudesse ser realizada somente até 31 de dezembro de 2023.
Após isso, os comércios que vendem o próduto só poderiam realizar vendas para clientes apenas até o fim dos estoques adquiridos antes de 2024, de acordo com a RDC Nº 766.
Ainda de acordo com a RDC766, as farmácias também estarão proibidas de oferecer o item, somente na versão em gel.
O órgão informa que a venda da versão líquida foi uma medida emergencial para auxílio da população na redução do contágio da Covid-19. Com o fim da pandemia, a proibição volta a ser normatizada em todo território nacional.
Com a mesma concentração e considerado mais seguro, já que impede derramamento, a medida libera o álcool apenas na versão gel. O objetivo é evitar acidentes domésticos e queimaduras em grandes áreas do corpo.
Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), as crianças são as mais atingidas por acidentes domésticos e queimaduras causadas por uso de álcool líquido.
E aí, você curtiu esse conteúdo? O que achou da matéria que exibimos agora? Então, leia essas outras matérias aqui disponíveis logo abaixo também e surpreenda-se:
Veja os supermercados de Anápolis onde encontrar ovos da Páscoa mais barato, conforme Procon
Portanto, siga o Portal 6 no Instagram: No @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades, tudo digital e em tempo real para você!