Saiba onde fazer ou trocar título de eleitor em Goiânia

Interessados em emitir documento pela primeira vez devem ter idade mínima de 16 anos

Gabriella Pinheiro Gabriella Pinheiro -
título de eleitor
(Foto: Marcelo Casal Jr. Agência Brasil)

Com a chegada das eleições municipais de 2024, a procura para emitir pela primeira vez ou trocar o título de eleitor aumenta entre os goianienses. Mas, para quem ainda não sabe que passos devem ser feitos, saiba que os procedimentos requerem poucas ações e podem ser feitos de forma ágil.

Inicialmente, para ambas as intenções, os interessados devem procurar um posto de atendimento ou cartório eleitoral da cidade que deseja fazer a transferência.

Na capital, é preciso procurar a Central de Atendimento ao Eleitor, que fica na Avenida T-1 com a T-52, no Setor Bueno, ou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da cidade, na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Central.

Os cidadãos goianienses que queiram transferir o documento devem contar com, pelo menos, um ano de domicílio em Goiânia e residir, no mínimo, três meses no município onde pretendem transferir o título.

A mudança pode ser feita no momento em que o requerente alterar o endereço para a cidade, estado ou país. Para isso, é necessário apresentar documento de identificação com foto, título de eleitor, comprovante de residência e CPF.

Já para quem quer emitir o documento pela primeira vez, é preciso apresentar as seguintes documentações: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Além disso, para suprir dados necessários na emissão do título, também são pedidos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte.

O único requisito para fazer o título de eleitor é ter idade mínima de 16 anos. No Brasil, o voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 anos.

Vale ressaltar que tanto no TRE quanto na Central de Atendimento ao Eleitor, o atendimento acontece de segunda a sexta, das 08h às 18h.

O que fazer para quem perdeu o título de eleitor?

Para quem perdeu o título na versão impressa, é possível emitir a segunda via baixando o aplicativo e-Título e, dessa forma, substituir o documento no momento de votar. 

No caso dos eleitores que já realizaram o recadastramento biométrico (cadastro das impressões digitais), a versão digital virá acompanhada da foto do cidadão.

Caso o recadastramento biométrico não tenha sido feito, a versão será baixada sem foto. Sendo assim, será necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto na hora de se identificar ao mesário. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.