Entenda como funciona o armazenamento do cérebro e o poder da mente

Lembra do filme "Divertidamente"? Será que o nosso cérebro funciona daquele jeito mesmo? O que a ciência tem a dizer sobre?

Magno Oliver Magno Oliver -
Entenda como funciona o armazenamento do cérebro e o poder da mente
(Foto: Captura de Tela / Youtube)

Você sabe como é o funcionamento do cérebro humano e como a nossa mente conseguem armazenar tantos momentos, tantas informações?

De acordo com a Fiocruz, o cérebro é responsável pela nossa capacidade de pensamento, movimento voluntário, linguagem de expressão, julgamento e percepção sensorial ao redor.

É uma máquina impressionante capaz de receber informações de diversos órgãos e partes do corpo humano tudo de uma vez e numa velocidade de processamento surreal.

Mas como será que funcionam as coisas por lá? De onde será que vem a força da nossa mente? Descubra na matéria a seguir.

Entenda como funciona o armazenamento do cérebro e o poder da mente

Entenda como funciona o armazenamento do cérebro e o poder da mente

(Foto: Captura de Tela / Youtube)

De acordo com estudo da Universidade de São Paulo, a USP, a capacidade de memória humana é composta por aproximadamente 100 bilhões de neurônios.

E se cada uma dessas unidades pudessem armazenar um pequeno fragmento de memória, o cérebro humano estaria transbordando de tanta informação.

Com  base no estudo da professora do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a neurologista Ângela Wyse, a memória tem a ver com o que somos.

“As memórias nos tornam quem somos. São elas que nos ajudam a compreender o mundo e moldam nossa visão. São aquilo que nós lembramos e aquilo que queremos esquecer”, explica a especialista, em entrevista ao UOL.

É preciso entender a memória

A neurocientista e professora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Viviane Louro, explica que é preciso entendermos a nossa memória como uma rede.

Ela aponta que, para a ciência, os locais específicos na mente humana onde os armazenamentos são registrados ainda são um mistério para os pesquisadores. Mas sinaliza que alguns mecanismos principais já são conhecidos da ciência.

“Se a memória fosse uma universidade, o hipocampo [estrutura neurológica que participa fortemente nos processos de emoção, aprendizado e memória] seria a reitoria, que é responsável pelo gerenciamento das coisas. Além disso, a estrutura tem um papel muito importante na recuperação das memórias. Quando nos recordamos de algo, significa que foi o hipocampo que fez com que a informação armazenada voltasse e fosse lembrada, por isso dizemos que ele gerencia as memórias”, explica a neurocientista, em entrevista ao UOL.

O hipocampo é um ponto interessante da estrutura cerebral pois é ele quem gerencia as memórias adquiridas entre o que é ou não importante ser ou não descartado.

Ele “decide e gerencia”, no entanto, não se sabe exatamente em quais regiões ficam armazenadas as lembranças.
Assim, elas ficam distribuídas entre o córtex (a camada externa) e as partes mais profundas, o chamado subcórtex.

E aí, você curtiu esse conteúdo? Então, leia essa outra também e surpreenda-se: 

6 hábitos que te deixam mais inteligente e ajudam o cérebro a funcionar melhor

Por fim, siga o Portal 6 no Instagram @portal6noticias e fique por dentro de várias notícias e curiosidades!

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos grupos do Portal 6 para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

+ Notícias